sábado, 22 de janeiro de 2011

Ottavio Bottecchia


                   Ottavio Bottecchia nasceu em 01 de agosto de 1894 em San Martinho di Colle Umberto (Treviso) , ele foi um dos nove filhos de uma família muito pobre, teve oportunidade de estudar por apenas um ano, antes de se tornar um pedreiro.
Bersaglieri – tropas de bicicleta em ação, na  Grande Guerra
  Durante a Primeira Guerra Mundial, se alistou ao Corpo Bersaglieri do exército italiano, que eram  equipados  com bicicletas dobráveis. Ele foi condecorado com a medalha de bronze por valentia de seus atos e serviços diferenciados durante a Grande Guerra.
     Teodoro Carnielli, proprietário de uma pequena empresa de fabricação de bicicletas e presidente da Associazione Sportiva di Vittorio Veneto, deu-lhe uma bicicleta de corrida de presente e enviou o futuro campeão para os diretores da Unione Sportiva di Pordenone, onde começou a trilhar sua carreira de sucessos.
           Em 1922 ingressou na equipe Automoto-Hutchinson
(Automoto, fabrica de bicicleta francesa - Hutchinson, fabrica de pneus de bicicleta), em 1923 chegou em quinto lugar na classificação geral no 11° Giro d'Italia, e naquele mesmo ano usou a camiseta amarela em várias etapas da Tour de France, terminando em segundo, o vencedor foi Henri Pélissier.
                        1924 era o ano de muitas expectativas, e Bottecchia não decepcionou, venceu a Tour de France, e foi o primeiro italiano a realizar este feito. Mas promissor  mesmo foi a Tour de France de 1925, somente 49 dos 130 ciclistas que largaram chegaram ao Estádio Parc des Princes em Paris, Bottecchia usou a camisa amarela por toda a prova, venceu a primeira etapa, e do primeiro na soma de tempos não saiu mais, o segundo lugar o belga Lucien Buysse chegou 54 minutos depois do italiano.
      A decepção veio em 1926, Bottecchia abandonou a prova em meio a uma tempestade em uma escalada de montanha, lembrando que as estradas da época nestas regiões eram de terra e cascalho.
1924
    Em uma tarde de verão do dia 3 de junho de 1927, Ottavio Bottecchia foi encontrado a beira de uma estrada próximo a cidade de Trasaghis, moribundo, com uma fratura de crânio grave; foi socorrido e levado ao hospital Gemona del Friuli onde ficou internado, vindo a falecer alguns dias depois.     Sua bicicleta não ficou danificada, indicando que seus ferimentos não eram decorrente a um acidente.
      Houve duas confissões de sua morte, a primeira de um fazendeiro em seu leito de morte que confessou que tinha batido em um homem na cabeça com uma pedra, ao flagra-lo colhendo uvas em sua vinha, ao reconhece-lo, o arrastou até a beira da estrada próximo a sua bicicleta.
     A segunda confissão veio de um homem do outro lado do atlântico, um italiano em Nova York que declarou ter matado Ottavio Bottecchia sob contrato.
    Mas em 1973 mais uma revelação sobre a morte do heróico ciclista, um pastor italiano que  teria dado os últimos ritos religiosos em seu leito de morte, atribuíra sua morte ao regime fascista, que muitos adoradores do "Duce" tinham inveja de seu sucesso, Ottavio Bottecchia era um "opositor" ao regime  de Mussolini.
            Ottavio Bottecchia era um ciclista completo, bom velocista, contra-relógio e alpinista, faleceu no dia 14 de junho de 1927 aos 33 anos de idade. 
Monumento perto de Trasaghis

Nenhum comentário:

Postar um comentário