sexta-feira, 18 de março de 2011

Haiti, correndo pela paz


   No dia 12 de janeiro completou um ano do terremoto no Haiti, ainda sendo um cenário de desolação, no dia 23 de janeiro foi realizada em Porto Príncipe, a Jornada Haitiana do Esporte Pela Paz, organizada pelas tropas brasileiras em missão de paz naquele país, juntamente com a ONG Viva Rio.


     Durante toda a manhã, crianças entre 8 e 15 anos participaram de oficinas esportivas de várias modalidades, entre elas futebol, vôlei, judô, capoeira, atletismo e ginástica olímpica, sendo orientadas por atletas brasileiros como Nalbert do vôlei, os velocistas Claudinei Quirino e Sandro Viana, o nadador Luíz Lima, o piloto Antonio Pizzonia, o lutador José Aldo a ginasta Dayane Camillo, e o triatleta Nilo Arêas.
   O ponto forte do evento foi a corrida rústica de 6 Km, saindo da praça Place D'Italie, na base do porto, ventindo camisetas alusivas ao evento, aproximadamente 600 pessoas correram pela paz no Haiti.
Unidos pela paz.

    O percurso, por várias ruas e avenidas do centro de Porto Príncipe, muitas ainda com os escombros do terremoto de janeiro de 2010, a chegada foi em Kay Nou, local das demais atividades; todos os participantes receberam uma medalha de participação, podemos considerar todos verdadeiros campeões, já que houve vários relatos de haitianos que nunca  correram, outros que a muito não treinavam, e de muitos que só participaram ao saber que teria distribuição de água limpa e frutas no final da prova.
    A jornada teve também o objetivo buscar parcerias e apoio da comunidade internacional para projetos esportivos que venham a ser lançados no Haiti além de funcionar como ferramenta de integração com a comunidade local. Entre as autoridades presentes estavam o embaixador Edmond Mulet, representante especial do secretário-geral da ONU no Haiti; o embaixador do Brasil no Haiti, Igor Kipman; e o general-de-brigada Carlos Mezzano, comandante da Minustah.
   Para o encerramento do evento, teve a apresentação do grupo Brabadum, formado por membros do Brabatt 2, do grupo de dança Viva Rio e grupos locais.







  



Entidades envolvidas para a realização da Jornada:

 2º Batalhão Brasileiro da Missão das Nações Unidas para a Estabilização no Haiti (Minustah) 
*Brabatt 2 (Brazilian Battalion 2) 2° Batalhão de Infantaria de Força de Paz
*Embaixada do Brasil no Haiti
* Contingente Brasileiro de Força de Paz no Haiti (Contbras)
*Prefeitura de Manaus
*Viva Rio
*OAS Construtora
*fotos: Oscar Emerson e Embaixada Brasileira no Haiti

Depoimento de quem participou:

"Eu, como integrante do 2º Batalhão de Infantaria de Força de Paz, estive presente à Jornada Haitiana do Esporte pela Paz. Realmente foi um dia fantástico onde pudemos ver o sorriso no rosto dos Haitianos. O esporte é realmente uma ferramenta extraordinária capaz de resgatar a dignidade de um povo tão sofrido. Parabéns a todos os envolvidos... Parabéns Brasil... Tudo pela Paz!
1º Sgt Rafael"

-Esperamos um Haiti melhor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário