sábado, 14 de abril de 2012

Um Grande Projeto, 100% em madeira.

Marco Facciola, e seu novo brinquedo.
  Marco é um estudante na escola St. Thomas High School(ensino médio), na cidade de Houston, Texas, nos EUA. Fazendo parte de um programa extra classe de Bacharelado Internacional que o obriga a realizar um projeto pessoal não acadêmico de seu interesse, como já realizava trabalhos em madeira, e se inspirando nas inúmeras histórias de seu avô na Holanda do período da II Guerra, que teve que construir rodas de madeira para sua bicicleta pela escasses de borracha durante a guerra, decidiu fazer uma bike inteira de madeira, utilizando apenas madeira e cola suas ferramentas e talento para sua construção.
Até os pinos dos elos são de madeira.
 De todo o projeto, duas partes deram mais trabalho a Marco, como não queria pedalar nas descidas, tinha que desenvolver um sistema de roda livre, catraca, em madeira. Ele criou um sistema com 18 'dentes' na enorme catraca, ficando muito pesado, tirou alguns milímetros da ponta de cada um lixando-os, melhorou mas continuou pesado, então, foi cortado a metade dos dentes, deixando o sistema funcional.
O 'Stop' de Marco.
 Mas em todo o projeto, o que lhe 'sugou' mais tempo, uns 40%, segundo Marco, foi a construção da corrente, foram inúmeras quebras até achar a madeira certa, tamanho de cada elo, como furar, madeira para utilizar como pino para ter um encaixe correto no cassete e pedivela.
Repare no tamanho da catraca, maior que o cassete.
Relação da magrela.















Este projeto foi concluído no final de 2007.

Um comentário: