domingo, 20 de janeiro de 2013

Pedal 16-01-2013 São Miguel, Santa Gema, Olaria Lago, Nossa Senhora das Graças, Caixeiral Campestre.

Altos da Santa Gema
   Por: São Miguel, casa roxa, Zóca, Bom Recreio, Santa Gema, Capinzal, Olaria Lago, Nossa Senhora das Graças, São Roque, Nossa Senhora da Saúde, Caixeiral Campestre.
   Sai de casa por volta das 15:30, o sol estava ameno e a temperatura relativamente agradável para esta época do ano, bem convidativa para um pedal.
 Quando estava me aproximando da igreja de Santa Gema, ouvi vários 'trovões', a pergunta era óbvia, como? Já que estava um céu parcialmente nublado, sem muitas nuvens; mas tinha uma que insistia em 'roncar'.
 Deve ter dado uma boa pancada de chuva pros lados de Nicolau Vergueiro/Ernestina.
Aqui sem racionamento.
    A previsão era abastecer as caramanholas no cemitério de Santa Gema, e antes de chegar foi inevitável lembrar do fato ocorrido em Povinho Velho, mas desta vez havia água em abundância.
    O pedal seguia em bom ritmo e com poucas paradas, bem ao meu agrado, resolvi descer a Olaria Lago pelo acesso secundário, que acredito que bem poucos conheçam, junto a ponte, no início da subida, a estrada bem empedrada e lavada pelas ultimas chuvas, pedras bem salientes, convidando para um 'tombo'.
Descendo para a Olaria Lago.
Continua descendo, vista da "serra" pros lados de São Valentim
    Já em Nossa Senhora das Graças, lembrei-me de como o pessoal das antigas chamava a subida que teria de encarar, a temida "subida da pedra talhada", já que a mesma foi aberta sobre uma rocha/pedreira, até que o nome combina, pois é visível e "sentível" os níveis que a a rocha foi cortada, trânsito, chuva e vento se encarregaram de acentuar estes degraus:
Faz jus ao apelido...
Continua subindo
    Assim que cruzei a ponte em São Roque, no início da subida fui 'presenteado' com uma chave 10, boca/estrela a beira da estrada.
  Quando cheguei em Nossa Senhora da Saúde uma dúvida, não me recordava com era ir dali até a estrada que vai para o Caixeiral Campestre, pois havia feito o pequeno trecho a muito tempo(2009, acho) e a noite, ai apelei para a tecnologia, peguei meu celular que veio colado no sorvete seco, abri o Google Earth, o GPS me deu minha localização, como se eu não soubesse onde estava, vi o percurso que tinha que fazer, medi a distancia,  aproximadamente 2,5 Km até a estrada, me fui, passando em frete aos portões da AFUZA.
  O caminho é legal, bons trechos dentro da mata mas é bastante úmido,  consegui pegar barro, e na última propriedade tem um "cusquedo" dos inferno, te cercam por todos os lados, e é uma descida cheia de brita solta, tem que descer curtindo os 'purguênto'.
 Repare nas duas fotos abaixo, são da mesma paisagem, já que se tira várias e se aproveita uma, não precisa mais "poupar" filme; o local é em Capinzal, nos fundos do Jacó, repare que aparece um O.V.N.I. na segunda foto:
Foto normal

Foto com ovni a direita.


  Os túneis verde do percurso.

Próximo ao Zóca.
Antes da Olaria lago
Depois da Olaria lago
Subida da Pedra Talhada em Nossa Senhora das Graças.
Na AFUZA em Nossa Senhora da Saúde
Nossa Senhora da Saúde
    No total foram 55 Km em 3° 28' de pedal a uma média de 15.8 Km/h.
Só uma sujeirinha.
 
   
 "Quando parece que vai, 
                        não vai, regride."                                               Kusma.




Nenhum comentário:

Postar um comentário