sexta-feira, 3 de maio de 2013

Pedal 01-05-2013 São Brás, Capingüi, Mato Castelhano, Povinho Velho, Butiazinho, Rincão das Quinas, Cruzamento da Macumba, UPF

Próximo ao Balneário Cachoeira.
    Eu e o Igor fomos para um pedal diferente, caminhos pouco 'utilizados' e outros inexplorados, belas paisagens e grandes subidas.
   Nosso caminho: São João, São Brás, Passo do Chinelo, Capingüi, Balneário Cachoeira, Mato Castelhano, Rio do Peixe, Povinho Velho, Butiazinho, Rincão das Quinas, Encruzilhada Melo, Chácara Fest, Cruzamento da Macumba, Alto do Cruz, UPF.
Altos de São Brás
     A estreita estrada que liga São Brás ao Passo do Chinelo estava ruim, como sempre foi, e ao final dela, o ponto mais baixo de nosso pedal, flagramos o nascimento de um terneiro, que com poucos instantes de vida já estava 'curtindo' uma teta.
Nasce mais uma vaca.
    O "atalho" nos poupou da primeira grande lomba do Passo do Chinelo, e no início da segunda, a direita, a velha cabine de um Chevrolet da década de 40 ainda resiste ao tempo.
  Um dia foi assim:

    Cruzamos a RS-324 e seguimos em direção ao Balneário da Cachoeira, pouco antes do portão principal entramos a direita em meio uma plantação de eucaliptos misturados com araucárias.


    Em Mato Castelhano uma breve parada no posto para uma água gelada e umas 'tôrádinha' que o Igor levou, assim que saímos do posto encontrei meu amigo Cléber, que já a alguns anos mora em Mato Castelhano.
Em Povinho Velho.
   A ideia era de pegarmos outro 'atalho' antes da lagoa no Povinho Velho, mas uma cerca nos fez irmos até o cemitério e lá acessarmos a estrada principal para Butiazinho.

    A partir dali tudo era novidade, e quando mais pedalávamos em direção a Butiazinho, mas a paisagem mudava, grandes morros já eram vistos no horizonte, juntamente com o município de Coxilha.

Butiazinho
Navegação
    Ao entrarmos na localidade de Rincão das Quinas o bicho pegou, subidas de "partir a bombacha".
Mesmo nos altos de Rincão das Quinas, ainda se subia.
     As subidas foram 'se acalmando' até chegarmos a Encruzilhada Melo, e logo saímos na estrada da Fazenda Lagoa Bonita, ai solo extremamente conhecido.

     Agora era aproveitar o terreno conhecido e mais plano para andar mais forte, o quê para mim foi limitado, pelo cansaço do treino a pé na noite anterior e pela relação que 'abriu o bico', dando umas "faiada" com estralos, estouros, trancadas e afins.
O novo trevo na BR-285
Vista 'dos fundos' da lagoa em Povinho Velho.
O que sobrou de uma araucária em Butiazinho.
Início da grande subida em Rincão das Quinas.
     Para mim foram pouco mais de 89 Km em 6° 24', sendo 5° 21' de pedal a uma média de 16.6 km/h, e 1° 03' parado.
Ponto mais baixo no Passo do Chinelo e o mais alto junto ao Cemitério de Povinho Velho
   
Visualizar São Brás, Capingüi, Mato Castelhano, Povinho Velho, Butiazinho, Rincão das Quinas, Cruzamento da Macumba, UPF em um mapa maior
                                                             
Sem sujeira, sem histórias!



Nenhum comentário:

Postar um comentário