quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Pedal 07-09-2013 Capingüi, Rota das Salamarias.

Barragem do Capingüi, e suas rachaduras...
    No sábado patriótico, eu e o Ramon fomos fazer o já 'tradicional' pedal pela Rota das Salamarias, indo por: Sede Campestre Clube Comercial, Passo do Cruz, Capingüi, Taquari, São Luiz da Mortandade, Nossa Senhora do Carmo, São Caetano, São Pedro do Jacuí, São Luizinho, São Valentim, Gruta Nossa Senhora de Lurdes, Caminho das Moças, Vila Rosso, São Roque, Nossa Senhora da Saúde, Roselândia.
"Agradecimentos" a prefeitura de Mato Castelhano, em Passo do Cruz.
   Ao chegarmos ao Passo do Cruz, uma desagradável surpresa, a estrada havia sido revirada, e aparentava ser recente, tão recente que alcançamos a patrola antes da lagoa de tantas fotos e vídeos.
Piorando o que esta bom!
    A verdade é que era uma patrolada 'bem jaguara', apenas revirando pedras e terra da estrada, a primeira chuva que vier vai virar um inferno, o pior que logo que passamos a patrola, constatamos que a estrada estava "bem conservada", vai entender...
    Ao chegarmos a portaria do Capingüi, um breve reabastecimento, e fomos pela 'tradicional' caminhada de um quilômetro pelos trilhos até a ponte férrea, com as chuvas dos últimos dias a barragem está 'bombando', e com isso se fez aparecer rachaduras na taipa da barragem.
Até quando aguenta?
     Do alto da ponte, como sempre, uma bela vista de toda a região, o que faz valer a pena a caminhada trilhos a fora.

A trilha já acidentada para descer da ponte estava pior que de costume, com muitas "folhas" secas de pinheiros americanos que margeiam os trilhos.
Ache o Ramon na foto!
    Seguimos em dúvida, referente aos limites dos municípios de Marau, Mato Castelhano e Passo Fundo.
Em Taquari a vista do vale com a ponte ao fundo.
Vista para o outro lado.
     Logo chegamos a Cachaçaria Pol, e como sempre somos bem recebidos pelo proprietário, o Sr. Eliseu Pol, e com ele ficamos sabendo que a cachaçaria ira servir almoço aos domingos com agendamento, e também surgiu a ideia de várias trilhas ecológicas no região, algo a se pensar para um futuro breve.
Rsmon bêudô!
Encontrei o verdadeiro amor!
   Da Cachaçaria seguimos a rota, passamos em frete ao Brocco Lazer e Esportes, saímos na RS-324, andamos pelas britas e pedras do que um dia foi acostamento em sentido a Passo Fundo, antes da ponte do rio Taquari pegamos em direção ao, infelizmente fechado, Eco Parque taquari, até chegarmos a Erva Mate Pagnussat, ali uma pausa para o 'almoço', sanduíche e torradas que levamos com um suco de uva natural bem gelado.
 Logo que reiniciamos o pedal, sentimos o forte sol, já precisando usar algumas camadas generosas de filtro solar.
  Passamos pelas cantinas da rota, e ao chegar em Nossa Senhora do Carmo saímos do roteiro, em sentido a São Caetano.
São Caetano
    Após São Caetano, evitamos as subidas até São Pedro do Jacuí indo pelo "atalho" que sai próximo ao cemitério da localidade.
"Atalho" para São Pedro do Jacuí.
      Com a "aliviada" do sol, o pedal seguiu tranqüilo, no 'Caminho das Moças' tinha uma competição de velocross em uma propriedade. logo no início do subidão.
Nos altos do Caminho das Moças, em Vila Rosso.
Em São Luizinho
Fugindo da patrola em Passo do Cruz.
A patrola!
    O percurso com saída/chegada na praça do Cecy tem aproximadamente 75 km.
  Visualizar Pedal Capingüi, Rota das Salamarias. em um mapa maior

Pedal Capingüi, Rota das Salamarias por Kusma no Videolog.tv.

Para mim fechou quase 93 Km em 6° 28', pedalados a uma média de 14.3 Km/h.
 Site da Rota das Salamarias.
  Agendamento de visitas:
-Cachaçaria Pol (054) 9622-5330 com Eliseu
-Erva mate Pagnussat (054) 9981-6162 com Adelar.