quinta-feira, 3 de julho de 2014

1° Etapa do Circuito Municipal de Corridas de Rua - O maior fiasco da História

          Para aqueles que se dispuseram a acordar cedo, encarar a chuva e o frio para disputar a tardia 1° etapa, que deveria ser realizada em abril, do campeonato municipal se surpreendeu com o tamanho descaso dos organizadores.
            Foram meses de incertezas, até o momento da inscrição, que se realizada pelo site da prefeitura iniciam as dúvidas, pois a página sequer te informa se os dados foram recebidos com sucesso, e no caso de negativa, na hora de retirar o tal kit você não pode se inscrever mais pois venceu o prazo.
            No local de largada, o pórtico inflável da prefeitura estava em pé preso a cortas e estas a pedras no meio da 7 de Setembro, onde muitos, inclusive eu, quase tropeçaram por diversas vezes na hora do aquecimento, hora esta infeliz, pois o locutor da prova insistiu em uma frase de imenso mau gosto, a repetindo por algumas vezes, demonstrando sua insatisfação de estar trabalhando em uma manhã de domingo fria e chuvosa, "-Queriam corrida? Tá ai!", como se a Rádio Uirapuru e a Prefeitura estivessem fazendo um favor aos corredores chatos que a meses reclamam do início do campeonato, mas veja bem seu "Chorão", a Uirapuru tem interesse comercial, e por isso patrocina o evento, a Prefeitura tem obrigação em realizar o campeonato por motivo de lei municipal, assim como a 1/2 Maratona.
             A largada a prova seguiu normalmente, corredores ocupando a faixa da esquerda e veículos ocupando a faixa da direita, sem grandes problemas para uma manhã de domingo de transito sonolento e com um bom efetivo da Guarda Municipal pelo percurso. Alguns participantes posterior a prova questionaram a falta de um posto de hidratação no trajeto, mas para uma prova de menos de 5 KM, e com a temperatura baixa e a chuva, a meu ver desnecessário, mais atrapalharia que ajudaria.
              Mas a zona mesmo estava montada na chegada, e que chegada, sem nenhum motivo lógico/logístico de não ser o mesmo da largada, se o Supermercado Canel foi um dos colaboradores do evento, por quê não fazer a largada e chegada lá? Fazer um belo percurso no bairro Petrópolis, pela redondeza da Avenida Rui Barbosa? Ir até o 7° Céu, descer ao Polo Petroquímico, Distrito Industrial, e retornando ao ponto de partida:
  

    Ou dar 2 voltas pela Avenida Rui Barbosa:
 

     Na linha de chegada, onde todo o esforço do competidor é recompensado por completar a prova, foi onde se concentrou a desgraça extrema, desorganização absurda, não fizeram um funil após a chegada, e em uma prova com uns 300 atletas para chegarem, seria apenas impossível de se organizar alguma coisa, e o resultado do absurdo foi este, fila antes da chegada:
Funil antes da chegada.
      Como se vê na foto, duas pessoas da organização estão recolhendo as senhas ao mesmo tempo, tornando assim, impossível de se saber a posição correta dos participantes tanto na geral, como nas categorias, o que culminou a vergonha de não ter premiação nas categorias, a alegação da organização de não realizá-la foi de que muitos atletas perderam suas senhas e até números pelo trajeto devido a chuva, bem, como eu vinha correndo no pelotão da desgraça, realmente cruzei por muitas senhas perdidas e até alguns números. Mas isto não é desculpa para não realizar a premiação, pois no número da prova tinha a categoria que cada um estava inscrito, e sem falar que apenas dar o nome no final da prova já seria o suficiente para verificar na lista de inscritos em que categoria se estava competindo. Mas vale salientar que; pregar o número de forma visível, e preservá-lo juntamente com as senhas e de total responsabilidade do corredor, e chuva não é desculpa, e quem os perdeu deveria ser desclassificado, simples assim!
Seria número e senhas os pivôs da crise?
    Acredito que muitos fizeram como eu, colaram o número na camisa, mas não colaram as senhas, quando percebi que elas estavam caindo, as retirei e carreguei na mão.
    Além disso, as alegações que ouvi para não fazerem a premiação por categorias seria a chuva, e lógico que o local não tinha estrutura para o evento, não tinha banheiros, área coberta, sendo que ambos seriam facilmente resolvidos, já que banheiro químico pro carnaval não faltou, e uma simples  lona entre as árvores no terreno usado como estacionamento ao lado do mercado estaria resolvido. Prometeram fazer a entrega da premiação durante esta semana na SEDEC, sem sequer pensar nos atletas de fora da cidade que compareceram ao evento. Prometeram um ônibus para buscar o pessoal até o ponto de largada para as 10:00, saímos de lá neste horário e não vimos ônibus algum, o quê vimos foi uma quantidade enorme de atletas se deslocando para casa ou para o ponto de largada buscar seus carros e pertences a pé, trotando ou correndo.
      Outra mudança que foi totalmente desaprovada foi a premiação das provas do campeonato, se antes tínhamos provas que raramente chegavam a 100 participantes, a premiação era troféus para os 5 primeiros na geral feminina e masculina, e troféu para o primeiro e medalhas do 2° ao 5°, agora que participam algo em torno de 300 a 400 atletas premiam apenas os 3 primeiros da geral e categorias.
       E não podemos esquecer que não existe mais um calendário das provas apresentado no início do ano como era no passado; em uma época sem internet:
Calendário do Campeonato Municipal, 1992, 1996, 1997. 
      O interessante da foto acima, é que são calendários de três administrações diferentes.
      Também era apresentado o calendário de outras provas que seriam realizada no município, este apresentado pelo CORPASSO.
Calendário divulgado no início do ano, no decorrer sempre apareciam mais algumas provas.
      Outro fator é que as provas estão cada vez mais curtas, em 1992 o regulamento previa que cada  prova teria no mínimo 8 KM, está teve 4,5 KM, e naquela época eram 5 etapas.

     A questão é que alguns dos membros da SEDEC que estavam na organização da prova tem longa experiência em corridas de rua, estão envolvidos com isso desde os anos 90, então, por quê do descaso? Como alguns, inclusive eu, se questionam, seria uma pressão/lobby para a implantação do tão falado ship? A prefeitura irá investir em ships, tapetes e softwares para isso? Irá terceirizar a um custo entre 5.000,oo a 10.000,oo por prova?
    Sabemos muito bem que provas de pequeno e médio porte como são as provas do Campeonato Municipal é muito mais ostentação que necessidade o tal ship, participei da Rustica Marcopolo em 1996 com muito mais de 1000 participantes, com senha, e nunca soube de algum problema, mas é que lá tinha organização e respeito para com os atletas.
    Os pontos positivos da prova, sim, eles existiram, mas com tantos negativos passaram batidos pela maioria.
   -Pela primeira vez, pelo que me lembre, foi entregue medalha de participação a todos que completaram a prova.
     -As categorias voltaram a ser de 5 em 5 anos, tornando mais justas as disputas nas faixas etárias.
    -Ao ótimo trabalho aos Agentes de Transito, que fizeram o isolamento da faixa da esquerda para o desenrolar da prova, de todas as provas que participei na cidade, esta é a que teve o melhor segurança para os participantes, estão de parabéns. Li alguns comentários que manifestaram indignação pela prova não ter as vias 100% fechadas para a realização da prova, particularmente acho inviável, não é um grande evento para tal ato, sem falar em todo o transtorno que causaria.
   -A camiseta distribuída aos inscritos, de boa qualidade tando do tecido, quando da serigrafia, fabricadas pela Remo Camisetas.
  -Sem atalhos, os "atalhões" de plantão, ninguém veio pela contramão na Avenida Brasil para ingressar na Avenida Rui Barbosa, acho que já passou da hora dos "espertos" serem punidos e desclassificados.

  Hoje, 02-07, saiu o resultado oficial da prova, e como já era esperado, resultados totalmente errados, atletas que chegaram alguns segundos atrás de mim ficaram classificados minutos a frete, outros tiveram acréscimos de mais de 10 minutos em seus tempos, outros perderam lugar no pódio da categoria para os furões da fila absurda antes da linha de chegada, e muitos sequer foram classificados, simplesmente sumiram, ou foram abduzidos, ou ainda não completaram a prova....
   Confira os resultados:
  -GERAL
   -CATEGORIAS

      As autoridades municipais deveriam ver as corridas de rua com outros olhos; já que é o único esporte de nossa cidade que trás um grande número de participantes de fora da cidade com regularidade, e infelizmente não foi esta a unica vez que ouvi comentários que a cidade era muito acolhedora, mas  que nunca vais retornariam aqui para correr.
     E por incrível que pareça, está não foi a primeira corrida que participei sem premiação, no meio dos anos 90, não me recordo ao certo o ano, na cidade de Erechim corri uma prova onde não havia premiação; as mesmas seriam entregues em uma reunião no meio da semana do CORRE, e é claro que eu nunca fui buscar minha medalha.
    Se "Cuidar da cidade é cuidar das pessoas", parece que corredores de rua ainda não atingiram o status de pessoa, pois o tratamento recebido por nós pela SEDEC e pela Rádio Uirapuru no último domingo deixou bem claro isso, e para completar o domingo a Rádio publicou em sua página no Facebook que a prova havia sido um sucesso, depois de muitos comentários criticando a falsa informação, o post simplesmente foi apagado, parece que a rádio do povo, não gosta das criticas do povo, pelo menos não do povo que corre. 
     

    Quem Sou:

    Participo de corridas de rua desde 1987, participando de inúmeras provas em nossa cidade, entre elas várias 10 Milhas e Meias Maratonas, participei de várias provas a nível de estado, sendo 4 Rústicas Marcopolo, e em 1997 incluí uma 20 Milhas e a Maratona Internacional de Porto Alegre, e isso sem falar nos mais de 100.000 Km pedalados pelas estradas de nosso interior, então, acho que tenho alguma qualificação para criticar tudo o que aconteceu neste último domingo.

  -Aguardamos melhoras!

2 comentários:

  1. Entraram em contato comigo para fazer a cronometragem a um bom tempo ai me agendei e nem um contato veio por muito tempo pois quem nos conhece sabe que a nossa cronometragem é simples, pratica e eficiente e foi dsenvolvida para atletas aqui em Santa Maria e hoje realizamos varias parcerias pois como o custo é bem inferior o que mais pesa na real é a distância e as despesas causadas mas o que fica bem longe no chip tradicional onde o atleta cruza a linha de chegada e não sabe na real se pegou e isso comprovei e venho criticando a um bom tempo o uso desse equipamento apenas como forma de ganhar dinheiro pois custa em media de 4,8 a 14mil uma cronometragem de prova como já recebi relatos o nosso já fica no máximo 1880,00 isso por causa dos impostos que temos que pagar. Se vc ou que está lendo este relato não conhece pode ver o video: http://www.ucrsm.com/cronometragem.htm - Mas continuando... aqui em Santa Maria a gente não só faz esse trabalho profissional que foi criado para nos por causa do grande numero de provas que esse ano deve ficar em cerca de 27 provas na nossa cidade mas também faz parcerias em troca do repasse desses recursos para os atletas em forma de melhoria nas premiação o que neste caso permitiria ser até 5º o que é o mais justo. Também prestamos apoio gratuitamente com divulgação inclussive fiz deste evento e fiquei indignado pois 10reais resolveriam tudo. Não sei se alguém aqui correu em Alpestre. No ano que fui vi um sistema super simples ser perfeito se a desculpa é custo de cronometragem. Usaram um saquinho de sacole presa na roupa com o nosso nome e categoria e um espeto na chegada e alguem deve ter ficado com o relogio com lap talves anotando pois no final o resultado divulgado posteriormente na impresa estava correto... continuando, eles colocaram num espeto e lá numa sala tudo organizadinho com calma em 15 minutos começaram a premiar. Simples e s erro apenas boa voltande. Voltaram a me procurar depois para a cronometragem falando que não havia ninguem entrado na licitação e me solicitaram que envia-se material para faze-lo. Optei em não fazer pois por se tratando o nosso trabalho de parceria ficaria dificil tar tudo 100% se não teriamos certeza se eles fariam a deles corretamente devido a relatos postados na internet e a demora e burocracia no pagamento de serviço profissional. Eu sempre procuro criar um mini site para o evento onde as empresas divulgam e em troca elas são que nos pagam evitando essa burocracia mas isso depende do interessado querer fazer a coisa direito. Hoje com certeza não aceitaria fazer o trabalho profissional pois eles precisam chamar os maiores interessados que são os atletas da cidade principalmente e reavaliar tudo que pode ser melhorado evitando erros grotescos como esse que ocorreu. Eu com certeza tenho experiencia do sistema na erra da pedra como do informatizado e posso com cetteza auxiliar com idéias sem custo algum agora vai depender mais empenho pois os vários relatos que tenho visto para quem lê com certeza não iria correr em Passo Fundo mais. Aqui também vi os pontos positivos e quanto a camiseta por exemplo e já tive a experiencia de ganhar uma num evento que participei e é uma das que mais gosto de usar. Então se existe pontos positivos com certeza podemos multiplica-los. Agradeço já a oportunidade de poder mne expresar e se precisar trocar idéias podem me contatar: 55-32125945 -Marcos Vinicius

    ResponderExcluir