domingo, 26 de fevereiro de 2012

Pedal 24-02-2012 Transbrasiliana, Comunidade Fauth, Povinho Velho

Vista de Passo Fundo a partir da transbrasiliana.
     Nesta tarde quente se sexta, eu e o Beto fomos dar uma volta, saindo daqui de casa, e indo pelo Leão XIII, Hípica, Vera Cruz e Valinhos para sair no Posto Carga Pesada, evitando as rodovias que estavam bem movimentadas com os resquícios de carnaval(que lixo).
Vista do Valinhos.
   Do Carga Pesada fomos a Transbrasiliana, Comunidade Fauth, cruzamento da macumba, estrada das macumbas, estrada da antena, Povinho Velho, Passo do Cruz, Comercial Campestre, Vila Ricci.
   No início, pela 'BR' o mesmo de sempre, muita pedra e poeira, ao entrarmos na estrada para a Comunidade Fauth o aumento de pedras soltas, mas nada alarmante.
Comunidade Fauth.
  No cruzamento da macumba a marca registrada não poderia faltar, fraquinha mas estava lá, na estrada dos 'bagüio', ai ferveu macumba para todo lado, em um momento achei ter visto umas "entidade" correndo a beira da estrada, mas eram só lagartixas curtindo um sol, que naquele momento ainda estava de rachar.
Próximo ao cruzamento da macumba.
   Em uma propriedade rural já estava tendo colheita da soja, não sei se do sedo ou da seca, acho que das duas coisas, colheita mesmo é do milho que está ocorrendo em várias propriedades, se ligar no transito no interior também se faz necessário.
     Chegamos agora nos retos do pavimento irregular feito para o antigo autódromo de Passo Fundo, pedalar por ali está cada vez pior, por sorte sobrou pouco deste calçamento "a bangu!"
     O forte calor fez a água se acabar logo, um pit stop se fez necessário no cemitério de Povinho Velho.
Cemitério, alegria de biker com sede!
Até banho de torneira rolou....






























  Caminhando por entre os túmulos, um em especial me chamou a atenção; tinha um formado bem diferenciado dos demais, ao me aproximar vi que o mesmo tinha o formato de "igreja", com direito a torre com relógio e tudo mais.
b'ora que estamos atrasados...


    Baterias recarregadas, passamos em frete a sede da comunidade do Povinho Velho, a igreja, cruzamos a BR-285, pedalamos agora na localidade do Passo do Cruz, um par, sei eu se casal, de gaviões reais nos acompanham, não sei se atraídos pelo nosso fedor, já que estas aves são chegadas a uma carniça como os urubus, ou se queriam ser 'retratados', algo que o Beto conseguiu com alguma dificuldade, pois os bichos são ariscos e bem rápidos.
    Os mais antigos talvez se lembrem, o primeiro autódromo de Passo Fundo foi construído na localidade de Passo do Cruz, depois foi construído o também finado no Povinho Velho, do primeiro restou a caixa d'água no meio de uma lavoura.
Vai uma Brahma ai?
Do tempo da lata dourada, faz tempo.
      A famosa poça d'água que fica próximo a estrada para o Passo do Chinelo com toda esta seca ainda resiste, só que bem mirrada dispensando invadir a propriedade ao lado da estrada para supera-la.
   Uma desagradável surpresa a uns dois quilômetros da sede campestre do Clube Comercial, foi espalhado brita até a entrada da sede, início do asfalto, ai pedalar constantemente ajuda a bike a se estabilizar nas britas soltas.
   A segunda desagradável surpresa ficou entre o Cemitério Santo Antônio e a Vila Ricci, uma máquina da imobiliária está escavando na área baldia que faz a ligação com a Vila Ricci, tivemos que pular um degrau de aproximadamente 1,5m, na parte mais baixa que achamos para supera-lo, temos que esperar os próximos dias para ver se será feito loteamento do local, e se continuará tendo rua por ali, acredito que sim.
Área interditada.
  No total foram 65Km, em 3° 50' pedalados, a uma média de 16.7Km/h.
Esse ai foi pescar!




Banco baixo ninguém merece.
Brincando de MST.








Minha zona de ação.
        "Não adianta investir milhões
                                e
                   pedalar centavos"
                                           Kusma.                                      

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Pedal 21-02-2012 Santo Antônio do Planalto fugindo da chuva

Praça junto a BR-386
      Depois de uns contratempos, chuva que nunca vinha e a troca sábado a tarde de um pneu que peguei da largura errada, como não tinha o Kenda 2.10 que já uso a algum tempo, peguei um Pirelli Hunter Pro para ver qual era.
   Bom, o pedal de sábado acabou saindo hoje, eram 10:05 da manhã quando sai de casa fazer um pedal que desde agosto de 2010 eu não o fazia.
Entre Pulador e Encruzilhada Müller
   São Miguel, Curva dos Pinheiros, casa roxa, Pulador, Encruzilhada Müller, interior de Ernestina, Três Lagoas, Nossa Senhora Aparecida, interior e cidade de Sto. Antonio do Planalto, Estância Nova, Horto Florestal Semeato, Pulador, Aeroclube, casa roxa, Curva dos Pinheiros e São Miguel.
  Finalmente as estradas para Pulador voltaram a ser o que era, um bom trecho para se pedalar desenvolvendo boa velocidade, em várias oportunidades no 'pratão', isso também se deu várias vezes entre Encruzilhada Müller e Três Lagoas, já em Ernestina.
  Ao chegar no alto de uma coxilha percebi que chovia a alguns quilômetros a minha esquerda, logo percebi que a chuva estava na 'famosa linha' entre as barragens de Ernestina e Capingüi, meu receio era a chuva me pegar na parte desconhecida onde faria orientações anotadas em uma folha de caderno.
Chuva na linha entre as barragens.
   Pedalei ao contrário no percurso de Nicolau Vergueiro, no 34Km entrei a direita em um estradão de chão batido no meio da soja, com muita poeira.
  Logo cheguei a BR-386, com a corrente totalmente seca, um "guspe" de óleo se fez necessário.
  Desta vez fiz um percurso diferente, não iria pela BR até Sto. Antônio do Planalto, e sim cruzar a rodovia, continuar na estrada de chão, que agora ruma para Não-Me-Toque, dois quilômetros neste sentido, entrei a direita e logo me deparei com esta igreja:
   Até ai mais uma, das tantas comunidades religiosas no interior, exceto por um detalhe na porta:
    Esse ai deve estar com medo de ser esquecido no dia do julgamento final, colocou um lembrete, eheheh!!
   Logo depois deste 'fato', me deparei com a maior subida de todo o pedal, com a estrada em boas condições  possibilitou 'escala-la' em pé.
Será que sobe!?
    Cheguei em Sto. Antonio as 13:30, na hora da cesta de um feriado, dava pra passar pedalando pelado que ninguém me veria.
    Uma parada no trevo de acesso a cidade para fotos e reabastecer as caramanholas, e segue o baile, agora no caminho de volta.
   Ao sair da avenida principal, e entrar novamente nas piranbeiras, uma cena nordestina chamou a atenção:
Bode, poeira, calor, o agreste é aqui.
   Novamente estava pedalando em uma estrada de chão batido em meio a soja, o vento fazia grandes nuvens de poeira, no momento que cruzou um caminhão por mim tive que parar, visibilidade zero.
  Na localidade de Estância Nova, ao parar para uma água com maçã, percebi que chovia em Tio Hugo, e em Carazinho rolava água sem dó, e estas nuvens estavam próximas, parecia uma questão de tempo para se molhar.
Localidade Estância Nova.
    Agora cheguei na estrada do 8 do Pulador, que também a faria no sentido contrário, é um ótimo trecho para imprimir uma velocidade maior pedalando no 3° prato, boas retas como a que cruza em frete ao Horto da Semeato me fazem ir a quase 30Km/h.
     Ao chegar em Pulador novamente, agora pelo outro lado, raios e trovões não me fazem tirar os olhos do céu.
Pulador na volta, será que chove?
  A última parte da aventura se deu com partes bastante empedradas, como sempre foi até a casa roxa, e dali direto para casa; no final abri  uma hora e meia das nuvens carregadas e umas duas da fraca chuva que caiu por aqui.
A maior igreja da cidade é Luterana.
   No total foram; 86.70 Km, em 5° 16', a uma média de 16.4Km/h, sai de casa as 10:05, e cheguei as 16:10.
  Quanto ao pneu novo me surpreendeu muito, já usei tudo que é tipo de pneu, dos mais chulés aos mais cheios de fru-fru, e este ai tem uma aderência absurda nas subidas, mesmo nas pedras soltas, sem falar que ele não te 'atira' para os lados como os Kenda. O desenho do mesmo não me parece ser bom de barro, mas ai vou ter que esperar chover em algum pedal para opinar sobre.
    Os moradores da localidade de São Miguel fizeram um protesto nesta última segunda, cavaram umas enormes valetas e exigiam asfaltamento da via até a igreja; a prefeitura já arrumou e liberou a estrada, que agora consta com três quebra molas sem sinalização, sem falar nas pedras e terra solta que ficou no local, passar por ali requer atenção.
   Só não entendi a placa do protesto:
  Eles querem asfalto e apoiam a PEC 300, ou quem passar por ali tem que desembolsar 300,oo?
Ame-o ou deixe-o. Bons tempos...
Almoço.
                                          




" Nunca esqueça, 
       que  eu nunca                        esqueço."
                       Kusma.
   
  

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Pedal para Santo Antônio do Planalto Sábado

Foto: Miguel Quevedo  
-Data: 18-02-2012
-Saída: Local a Combinar
-Horário Saída: 08:00.
-Horário Chegada: A Tarde.
-Distância Total: 94Km.
-Preview do Percurso: Sim, Confira Como Foi.
-Percurso no Google Earth: Download Aqui. 
-Condições Climáticas Para o Evento: Com Chuva Não Sai.
-Carro de Apoio: Não.
   


   O percurso aumentou em 4KM porque fiz um roteiro alternativo retirando os 4,5KM que fizemos pela BR-386 da última vez, "asfalto não eras..." 


    Interessados fazer contato através de comentário, Email, telefone, tambor, fumaça, redes sociais, pombo correio, código morse, mensagem via cão (lembram do filme da Lassie na guerra!?), telegrama ou pessoalmente.
                                                                      Miguel Quevedo

domingo, 12 de fevereiro de 2012

Nome dos componentes parte I

 Conheça os diferentes modelos de cubos dianteiros de uma MTB.
 Clique com o botão externo do mouse e vá na função, abrir link em uma nova guia, assim verá as imagens em detalhes.

domingo, 5 de fevereiro de 2012

Balanço do Mês de Janeiro

   
    Depois de algum tempo, resolvi voltar a anotar meus treinos, até como incentivo a treinar mais. Os treionos neste mês que passou foram "meio degavar", mas a tendência e melhorar, principalmente com a chegada dos meses frios.
  -Pedal no asfalto*: 377KM
  -Pedal em estradão: 203KM
  -Caminhadas: 59KM
  -Corridas: 0KM, o que mais faz falta/diferença...


* entenda ai como rodagens em perímetro urbano, na grande maioria no Boqueirão, pedalar em estrada nunca, somente o mínimo necessário para chegar ao estradão. 

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Campanha DETRAN RS 2012

Imagem compartilhada pelo Beto, via Facebook.
  Fôlder criado para ser compartilhado nas redes sócias, mostra a campanha do DETRAN gaúcho em incentivo aos meios sustentáveis de transporte; o gráfico se refere a quantidade de CO2/ano por veículo utilizado.
  A bicicleta pode não emitir CO2, mas polui o meio ambiente de outras formas, os óleos lubrificantes utilizado na relação de marchas, as graxas e vaselinas utilizadas nos cubos e suspensão são poluentes, quem pedala em estrada de chão e cuida da sua magrela sabe que a cada pedalada se lubrifica a corrente, as vezes mais de uma vez, e se lava a relação, com mais produtos químicos, eu uso desengraxante, e onde faço este serviço não cresce grama a anos, por quê será?
  Cubos e suspensão é feita manutenção algumas vezes ao ano, mas também contribuem para poluição; sem falar nos pneus, que duram bem menos que um pneu de carro ou caminhão.
  Sustentável mesmo só as pernas, isso se o peão não largar umas bufas pelo caminho...
   

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

As Subidas da Bela Vista

  Não são muitas, mas inesquecíveis, então resolvi dar um destaque a mais com ajuda do Google Earth. As quatro primeiras ficam entre a BR-285 e a RS-324, e a quinta e última inicia no final de Lagoa Bonita e vai até a sede de Butiá Grande.


  Subida 1 - no KM 18.3.


  Subida 2 - no KM 23.7.


  Subida 3 - no KM 28.7, parte inicial, mais íngreme.


  Subida 3 - no KM 28.7, percorrendo 1KM por ela.


  Subida 3 - no KM 28.7, em sua totalidade.


  Subida 4 - no KM 32.4.


  Subida 5 - no KM 42.8, em Butiá Grande.


  Altimetria Total do Percurso.


  Como muito questionam, em tom de ironia, Planalto 'Médio' só nome...