domingo, 13 de novembro de 2011

Pedal 12-11-2011 São Roque, São Luiz da Mortandade, Taquari, Capingüi, Passo da Cruz

Nos cafundó de São Braz
        Hoje foi dia de pedalar como nos velhos tempos, não tanto pela distância, mas sim pela dificuldade do percurso, além da quantidade de subidas, que já é esperado pedalando pelo interior de Marau, mas também pelo estado acidentado de muitas das estradas percorridas, estradas estas esquecidas pelo poder público a anos, mas, verdade seja dita, assim é melhor...
São José
    Passei por Roselândia, Nossa Senhora da Saúde, São Roque, São José, São Luizinho, São Braz, São Pedro do Jacuí, Posse Boa Vista, São Luiz da Mortandade, Taquari, Cachaçaria Pol, Capingüi, Passo Da Cruz, Sede Campestre Comercial, Ricci/Semeato.
   O dia hoje ajudou, de parcialmente nublado a não choveu, não sei por quê? Sai de casa as 14:15, sabia que o trecho era pesado, logo no início entre São José e São Luizinho foi patrolado e espalhado brita grossa sem compactar, a sorte que era a descer, normalmente faço este trecho a subir. Logo que Passei São Luizinho entrei a esquerda, em direção a São Braz, a partir dali tudo era novidade, inclusive esta parte totalmente deserta, pode-se pedalar pelado que os únicos que verão sua bunda branca vai ser os E.T.'s.
    Sai na estrada se São Braz, andei uns 80 metros e entrei a direita, logo mais a frete um grande problema, a estrada "acaba" em uma propriedade, o fato é que no Google Earth, este pondo ainda é uma foto de 2000, não existia a propriedade que 'absolveu' a estrada.
   Retornei, entrei em uma estrada não programada, e graças a um bom 'achismo' sai um pouco mais a frente que deveria, já próximo de Posse Boa Vista, uma recalculada nas orientações e segue o baile.
Parte clara, foto de2000, parte escura foto de 2010
   A partir dai a paisagem muda bruscamente, vários morros, e a estrada não os circunda, tem que subi-los, ou melhor, escala-los, na foto abaixo, que não mostra bem a realidade, em 300 metros tem um ganho de altimetria de 24 metros, parece pouco, mas não é, acrescentando pedras soltas e alguns buracos...
Entre Posse Boa Vista e São Luiz da Mortandade.
  Mais a diante,  passei por um buraco que não havia visto, o tranco foi violento a ponto de desclipar o pé esquerdo e cair a corrente simultaneamente do cassete e pratos do pedivela, nesses 20 anos de lida nunca vi uma corrente cair assim.
  Segue os morros até entrar na Rota das Salamarias, bem próximo aos portões do Eco Parque Taquari, este estava com os portões fechados, fui descobrir o porquê quando cheguei em Passo Fundo.
   Bom, isso já era 17:15, previsão obvia, pedalarei a noite, como sempre trago os faróis com as baterias carregadas, sem problema se escurecer e eu já tenha chegado em trecho conhecido, se escurecer lá pelo Capingüi já estou no lucro.
RS 324 Marau. localidade Taquari
   Foram 300 metros pela RS 324 em direção a Marau e entrei a esquerda, continuando na Rota das Salamarias, agora em direção a Cachaçaria Pol, a estrada vai ficando cada vez mais estreita e sinuosa, a Cachaçaria fica no alto de um morro, imponente, mas ainda em construção, aparentemente uma 'nova sede' para receber melhor os turistas e apreciadores da branquinha, será que lá tem aquela que matou o guarda?
   Segue a estreita estrada costeando os morros, com "pequenos vales" nas baixadas, segue esta paisagem até se avistar esta abaixo:
Ói, ói o trem...
     Esta vista foi um alívio, estava chegando em terras conhecidas e ainda tinha a luz do sol, que se esforçava para transpor as carregadas nuvens que teimavam em não "largar" água.
Uma breve passada na portaria do Capingüi para reabastecimento das caramanholas, e largar "no porão" uma barra de cereais, e imaginando onde o escuro me pega.
  Nesta região foi possível ver os campos de trigo amarelados, secos, prontos para a colheita, que estava sendo feita em algumas propriedades.
Próximo ao Capingüi.
   O rusco-fusco me pegou quando cheguei no Passo da Cruz, e a escuridão plena, para se utilizar os faróis a uns 2 quilômetros da sede campestre do Comercial.
A cidade está lá, e o caminho está aonde?
   Já na Vila Ricci, aos fundos da Semeato encontrei o Pekeno e esposa de carro, paramos para conversar em frete ao Banrisul São Cristóvão, e ele me falou que o Eco Parque Taquari está fechado, até o           site esta off.
   E para fechar toda esta narrativa, quando estava a menos de um quilometro de casa, a rua estava com uma parte escura, com as lâmpadas da iluminação pública apagadas/queimadas, cruzei por um guri de uns 8 anos de BMX e ele me disse: "-Cuidado ali tio, tem um cachorro que pula nas pernas", não andeis 10 metros e o bicho veio, e pra ajudar era todo preto, só dava pra ver, literalmente, o branco do zóio e dentes; tenho que dar mais valor para as informações repassadas por crianças.

   Para os amigos aventureiros de Google Earth se cuidar ao fazer seus percursos, em local de foto muito desatualizada no programa, evitar estradas muito 'secundárias', pois hoje além do trecho que não existia mais, alguns cruzamentos que serviam como orientação pela estrada principal também não existiam mais, problema este já verificado quando fiz a Rota das Salamarias ano passado.
Subindo, São Luiz da Mortandade

Descendo, São Luiz da Mortandade

         
           Próximo ao Comercial
   Esta volta, com saída/chegada da praça da Mãe Preta tem pouco mais de 70 Km, estou pensado em faze-la novamente domingo, saindo pela manhã e retornando a tarde, alguém se anima?
   No total foram 84Km a uma média de 14.5Km/h.








  





Nenhum comentário:

Postar um comentário