quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

AudaxPF 200 KM


 

   As esperadas fotos já estão disponíveis no Facebook, ou no Picasa / Google+, é só clicar nas imagens logo abaixo do percurso.
    Lembrando que quem pedalou no ritmo da Kombi apareceu mais, em breve posto o vídeo, que ainda nem comecei a editar.
           Visualizar AudaxPF 200 KM em um mapa maior





domingo, 16 de fevereiro de 2014

Pedal 08-02-2014 São MIguel, BR-285, Bela Vista, Lagoa Bonita, Entre Rios, Alto do Cruz

Chuva pros lados de Getúlio Vargas; em localidade de Entre Rios.
    Depois de mais de um ano sem fazer este percurso, sabe-se lá porquê, já que é um ótimo percurso e desafiador, desta vez teve um corajoso que aceitou o desafio das 'subidinhas' e me acompanhou, o Ramon, iniciamos o desafio as 14:00, para 'variar' com muito calor.
Ramon, no final da primeira grande lomba junto ao Zóca 2.
    Por: são Miguel, Curva dos Pinheiros, Casa Roxa, Rio da Várzea, BR-285, Zóca 2, Bela Vista, Cotrijal Bela Vista, RS-324, Lagoa Bonita, Entre Rios, Transbrasiliana, Comunidade Fauth, Cruzamento da Macumba, Alto do Cruz, UPF
Alô Mamãe!
      Apesar do calor, seguíamos tranquilos, assim que cruzamos a BR-285 inicia-se a sequencia de subidas, na segunda a surpresa, minha corrente caiu do prato do meio para o pratinho, feminino, dando aquela mascada de marcha encavalada/mau trocada, parei por ali, coloquei a corrente de volta, mas com as britas e o ângulo da subida, continuamos a pé mesmo.
    Mais a frente o problema persistiu, uma checagem mais a fundo e:
Sebosa e arreganhada!
    Um elo da corrente se abriu, e não voltou para o lugar, mesmo usando a alicate, então o negócio foi abrir a corrente e tirar o elo fora, isso nos roubou um bocado de tempo, enquanto isso, besouros confundiram minhas costas com motel.
E vá suruba!
   Chegamos a Bela Vista, aquela parada estratégica para uma água no cemitério, e seguimos para a maior das subidas.
Ramon no meio da lomba.
   Ao chegarmos na RS-324 junto a Cotrijal, o Ramon voltou pelo asfalto, pois tinha compromisso, então nos separamos, pois é, ele perdeu a melhor parte do percurso, plano, e rápido.
   Logo que sai do asfalto, na comunidade de Lagoa Bonita, uma enorme quantidade de chupins.


       A chuva que rodeou todo o percurso pedalado, agora, chegando em Entre Rios, ameaçava vir com força, os relâmpagos e trovoadas me acompanharam até o trevo do bairro São José, onde começou a chover forte pros lados do bairro Farroupilha, mas ainda consegui ser mais rápido e cheguei em casa sem me molhar.
Vista de casa da chuva pros lados do centro.
Vista de Passo Fundo nos altos da Bela Vista.


                Visualizar Pedal 08-02-2014 São MIguel, BR-285, Bela Vista, Lagoa Bonita, Entre Rios, Alto do Cruz em um mapa maior





quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Pedal 06-02-2014 São Miguel, Santa Gema, Capinzal, São Pedrinho, São Roque, Roselândia

Chegando na Santa Gema.
    O percurso mais 'batido' do ano, e isso que estamos no mês de fevereiro....por: São Miguel, Curva dos Pinheiros, Casa Roxa, Zóca, Bom Recreio, Santa Gema, Capinzal, Santo Antonio do Capinzal, São Pedrinho (2° acesso), São Roque, Nossa Senhora da Paz, Roselândia.
   Um final de tarde quente, com muita poeira e pedras soltas, e logo no início, bem em frete a igreja em São Miguel um imprevisto, o velocímetro voou longe, sai de casa e não o 'clipei' direito, resultado, o 'bichinho' aos pedaços no chão, funcionando, ai foi só montá-lo e seguir o pedal.


   Mesmo com as estradas não muito boas, resolvi dar uma forçada no trecho Casa Roxa >>> Zóca >>> Bom Recreio / RS -153, e consegui baixar 1'27'' do meu tempo, com o forte calor, o esforço neste trecho me deixou 'aos trapos' para o resto do pedal.
   Se na Fórmula 1 Galvão Bueno inventou uma "reta curva" se referindo ao ponto de largada de Mônaco, na Santa Gema tem a "subida plana", pois quando se pedala por ali não se percebe a inclinação quando se para, e se tira uma foto:
Em frete ao cemitério da santa Gema.
    O pedal seguia tranquilo, até que na última subida para chegar em Santo Antonio do Capinzal, percebi que as marchas do câmbio traseiro não estavam funcionando corretamente, estavam meio 'esponjosa' , parei para verificar e percebi que a espia estava por um fio, ou melhor, por uns fios, para arrebentar.
Nos últimos fiapos. 
   Como prevenido que sempre sou, carrego espia reserva, mas como estava arrebentando junto ao parafuso de fixação da espia no câmbio, resolvi cortar um pedaço do conduíte, assim a espia ficou um pouco mais longa e pude fixa-la novamente no câmbio, a troca da espia levaria mais tempo. A noção da elevada temperatura se deu quando reparava a espia, a quantidade de suor que deixei na poeira da estrada, parecia que havia dado uma leve pancada de chuva por ali.


     Reparo feito, regulei o câmbio novamente, já pedalando,  para não perder mais tempo, e cheguei na cidade antes da noite.
    No total foram quase 51 km.
Poeirinha.
Faço parte da tribo dos "pés brancos'.

          Visualizar Pedal 06-02-2014 São Miguel, Santa Gema, Capinzal, São Pedrinho, São Roque, Roselândia em um mapa maior

Pedal 05-02-2014 São Miguel, Aeroclube, Casa Roxa, Santo Antao

Vista da BR-285 próximo ao Rio da Várzea.
       Saindo de casa depois das 18:30, por: São Miguel, Curva dos Pinheiros, Casa Roxa, Aeroclube, BR-285, Casa Roxa, Zóca, Santo Antão.

    Pedal tranquilo, de negativo apenas a subida depois do Aeroclube, com uma quantidade enorme de pedras, e principalmente britas soltas, e para ajudar, no meio da lomba peguei um trator descendo.
  
  Dei mais umas voltas pelo Boqueirão para fechar 'a cota mínima', dando um total de pouco mais de 51 km, em 2° 30' de pedal, a uma media de 20.5 km/h.



       Visualizar Pedal 05-02-2014 São Miguel, Aeroclube, Casa Roxa, Santo Antao em um mapa maior






quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Pedal 03-02-2014 São Miguel, Pulador, São Miguel


    O pedal tem mais pontos de referência que quilometragem, por:  Pulador, Casa Roxa, Pesque Pague São Miguel, Pulador, Tropeiro Camponês, Casa Roxa, São Miguel.
   Um tiro curto para Pulador "curtir" o calor escaldante da segunda, e um teste para os novos raios da roda traseira, e um novo conceito de pneu, Kenda K816, bom, até ai nenhuma novidade, mas em vez do 26x2.10, estou usando 26x1.95, tracionou melhor nas subidas, embalou legal nas retas e "rebolou" menos por ser mais estreito, ficou devendo no asfalto por ser mais baixo, mas asfalto.....pouco me importa....

    No total foram pouco mais de 34 km, em 1°53', sendo 1°44' de pedal a uma media de 19.9 km/h, e 9' parado.


   Visualizar Pedal 03-02-2014 São Miguel, Pulador, São Miguel em um mapa maior