quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Pedal 27-01-2013 Capingüi, Rota das Salamarias

Barragem do Capingüi
      Por: Vila Ricci, Comercial Campestre, Passo Do Cruz, Capingüi, Taquari, Cachaçaria Pol, São Luiz da Mortandade, Erva Mate Pagnussat, Nossa Senhora do Carmo, São Miguel(sim, Marau também tem localidade com este nome), São Pedro do Jacuí, São Valentim, Gruta Nossa Senhora de Lurdes, Nossa Senhora das Graças, São Roque, Nossa Senhora da Saúde, Roselândia.
Em Passo do Cruz (*)
   Eu e o Mateus encaramos a manhã fria de domingo, para mais uma, das tantas pedaladas pela Rota das Salamarias.
   Com o passar da pedalada a temperatura ia subindo, mas um vento frio de vez em quando nos fazia lembrar que moramos no único estado 'subtropical' do Brasil.
Próximo a entrada do Capingüi, .
     O pedal ia em ritmo tranqüilo, com poucas paradas, como tem que ser. O Mateus não conhecia os altos da ponte do Capingüi, então foi aquela caminhada básica sob trilhos de um quilometro observando o lago da barragem, já recuperado das últimas secas.
   
Adicionar legenda
    Como sempre, uma bela vista da ponte.
Fotografando o rio logo abaixo. (*)

  Depois tem a emocionante descida da ponte:
De sapatilha, emoção única(*)
    A temperatura foi subindo, o "efeito cebola" inevitável, logo chegamos a Cachaçaria Pol.
Cachaçaria Pol (*)
   Fomos recebidos pelo proprietário, seu Eliseu, que nos deu uma boa notícia, que sua cantina já estava em funcionamento, especialidade da casa, frango desossado, mais um motivo para pedalar pra estes lados...
Seu Eliseu, no interior da cantina no segundo andar (*)
    Seguimos em direção a São Luiz da Mortandade, continuando pela rota, junto ao Eco Parque Taquari que infelizmente continua fechado.
Estrada junto a lateral a Erva Mate Pagnussat (*)
   Na ervateira a sempre boa e atenciosa recepção de seu Adelar, desta vez optamos por almoçar no lado externo junto a churrasqueira.
(*)
Servido(a) (*)
   O almoço com os produtos produzidos na rota, mas desta vez abrimos mão do maravilhoso vinho por um suco de uva de cair os queixos.
   Compramos alguns produtos, mas me limitei a apenas um quilo de erva mate, o Mateus foi um pouco mais ousado, pegou 7, alem de um litrão de pinga da Cachaçaria.
Uns contrabandeiam bikes, outros 'contrabandeiam' com as bikes.
   Seguimos "o baile", ao chegar em Nossa Senhora do Carmo saímos da Rota das Salamarias em direção a São Caetano.
São Caetano.
São Caetano
    Decidimos ir pela estrada principal, encarando a temida subida de São Caetano, aquela que parece que "acabou", você chegou nem chegou na  metade, seguimos em direção a Três Cerros, mais a frete entramos para São Pedro do Jacuí e seguimos pelo túnel verde, evitamos São Luizinho, e fomos direto a São Valentim; ali descemos para a gruta Nossa Senhora de Lurdes reabastecer.
Gruta Nossa Senhora de Lurdes
      Quando chegamos a Nossa Senhora das Graças, uma grande domingueira no local, deixando a pacata estrada movimentada por motoristas desacostumados com o 'tipo de pavimentação', requerendo mais atenção de quem pedala.
     No mais seguimos tranquilo até o perímetro urbano, que por se tratar de um período de férias, e quase tudo que não presta esta no litoral, ruas e avenidas praticamente desertas, em pleno domingo a tarde.


     Para mim foram pouco mais de 92 Km em 6° 43' pedalados a uma média de 13.7 Km/h, com um total de 10° 20' contando as paradas.
Em homenagem aqueles que só pedalam
no asfalto porquê não gostam de
se sujar.


















Mateus "faturando o corpinho! (*)
Erva Mate Pagnussat


                                                                                                                                                                          Mateus


(*) Fotos do Mateus.




Nenhum comentário:

Postar um comentário