segunda-feira, 22 de abril de 2013

22 de Abril Dia da Aviação de Caça

 Na data de hoje se comemora o dia da Aviação de Caça, fazendo referência ao 22 de abril de 1945, quando o 1°GAVCA realizou 44 missões de ataque a posições alemãs em território italiano. Alguns pilotos chegaram a fazer três voos naquele dia a bordo dos P-47.
Os P-47 da FAB em ação na Itália.
     A comemoração é realizada na Base Aérea de Santa Cruz, zona oste do Rio de Janeiro, onde no imenso hangar construído em 1936 para receber os Zeppelin alemães será exposto aeronaves utilizadas pela FAB como destaque os caças Mirage 2000, F-5, A-1 AMX e o A-29 Super Tucano, e também os novos helicópteros de assalto AH-2 Sabre.
   Serão realizadas demonstrações operacionais com F-5, A-1 AMX e A-29 Super Tucano além de entrega de medalha Brigadeiro Nero Moura aos pilotos mais antigos e outras premiações aos destaques da força.
A-1 AMX
F-5
A-29 Super Tucano
Mirage 2000
AH-2 Sabre


  Entenda o significado do logo do 

           1° Grupamento de Aviação de Caça.

    
  Criado durante a viagem para a Itália, a bordo do navio de transporte UST Colonbie, pelos tenetes aviadores: Rui Moreira Lima, José Rebelo Meira de Vasconcelos, Lima Mendes, e pelo capitão aviador Fortunato C. de Oliveira, sendo o capitão o desenhista.
-A moldura auriverde simboliza o Brasil;
-O campo rubro sobre o qual se situa o avestruz guerreiro representa o céu de guerra onde combatiam os pilotos de caça; também representa o sangue dos pilotos mortos em combate.
-A parte inferior, onde está pousada a figura principal, são as nuvens brancas, o chão do aviador.
-O escudo azul com a constelação do Cruzeiro do Sul é o símbolo usual que caracteriza as forças armadas do Brasil.
-O avestruz representa o piloto de caça brasileiro, tendo como inspiração a fisionomia do Ten.-Av. Lima Mendes, com seu perfil nariz aquilino, e representa o estômago dos veteranos do 1ºGAVCA, que durante o treinamento nos EUA tiveram que comer muita 'coisa estranha' para o paldar de um brasileiro na época como feijão doce, leite e ovos em pó.
Ten. AV. Lima Mendes o "Muso" inspirador.
 -O quepe branco caracteriza mais nitidamente a sua nacionalidade, pois fazia parte do uniforme da FAB, à época.
-A arma empunhada pelo avestruz é a representação do poder de fogo do P-47, com suas oito metralhadoras .50.
-O dístico "Senta a Pua!" é o grito de guerra do 1ºGAVCA.
=A explosão de um obus ao fundo foi acrescentada posteriormente, quando o 1ºGAVCA entrou em combate, e representa a ação da artilharia antiaérea inimiga.



O logo antes da inclusão da explosão do obus.
Cap.Av. Fortunato de Oliveira, o criador.












TenAv. Josino Maia de Assis em ação em céus inimigos.
P-47 "descansando"

Nenhum comentário:

Postar um comentário