No dia 12 de janeiro completou um ano do terremoto no Haiti, ainda sendo um cenário de desolação, no dia 23 de janeiro foi realizada em Porto Príncipe, a Jornada Haitiana do Esporte Pela Paz, organizada pelas tropas brasileiras em missão de paz naquele país, juntamente com a ONG Viva Rio.
Durante toda a manhã, crianças entre 8 e 15 anos participaram de oficinas esportivas de várias modalidades, entre elas futebol, vôlei, judô, capoeira, atletismo e ginástica olímpica, sendo orientadas por atletas brasileiros como Nalbert do vôlei, os velocistas Claudinei Quirino e Sandro Viana, o nadador Luíz Lima, o piloto Antonio Pizzonia, o lutador José Aldo a ginasta Dayane Camillo, e o triatleta Nilo Arêas.
O ponto forte do evento foi a corrida rústica de 6 Km, saindo da praça Place D'Italie, na base do porto, ventindo camisetas alusivas ao evento, aproximadamente 600 pessoas correram pela paz no Haiti.
|
Unidos pela paz. |
O percurso, por várias ruas e avenidas do centro de Porto Príncipe, muitas ainda com os escombros do terremoto de janeiro de 2010, a chegada foi em Kay Nou, local das demais atividades; todos os participantes receberam uma medalha de participação, podemos considerar todos verdadeiros campeões, já que houve vários relatos de haitianos que nunca correram, outros que a muito não treinavam, e de muitos que só participaram ao saber que teria distribuição de água limpa e frutas no final da prova.
A jornada teve também o objetivo buscar parcerias e apoio da comunidade internacional para projetos esportivos que venham a ser lançados no Haiti além de funcionar como ferramenta de integração com a comunidade local. Entre as autoridades presentes estavam o embaixador Edmond Mulet, representante especial do secretário-geral da ONU no Haiti; o embaixador do Brasil no Haiti, Igor Kipman; e o general-de-brigada Carlos Mezzano, comandante da Minustah.
Para o encerramento do evento, teve a apresentação do grupo Brabadum, formado por membros do Brabatt 2, do grupo de dança Viva Rio e grupos locais.
Entidades envolvidas para a realização da Jornada:
* 2º Batalhão Brasileiro da Missão das Nações Unidas para a Estabilização no Haiti (Minustah)
*Brabatt 2 (Brazilian Battalion 2) 2° Batalhão de Infantaria de Força de Paz
*Embaixada do Brasil no Haiti
* Contingente Brasileiro de Força de Paz no Haiti (Contbras)
*Prefeitura de Manaus
*Viva Rio
*OAS Construtora
*fotos: Oscar Emerson e Embaixada Brasileira no Haiti
Depoimento de quem participou:
"Eu, como integrante do 2º Batalhão de Infantaria de Força de Paz, estive presente à Jornada Haitiana do Esporte pela Paz. Realmente foi um dia fantástico onde pudemos ver o sorriso no rosto dos Haitianos. O esporte é realmente uma ferramenta extraordinária capaz de resgatar a dignidade de um povo tão sofrido. Parabéns a todos os envolvidos... Parabéns Brasil... Tudo pela Paz!
1º Sgt Rafael"
-Esperamos um Haiti melhor!