segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Pedal 24-12-2013 Nossa Senhora da Paz,Cruzinhas, Sagrado Coração de Jesus,São Brás.

Em São Caetano
    Em mais uma tarde quente, mesmo saindo de casa as 16:00, indo por:Santa Marta, Nossa Senhora da Paz, Santo Antônio do Capinzal, Capinzal, Carreta Quebrada, Três Passos, Cruzinhas, São Francisco, Sagrado Coração de Jesus, Marau, Nossa Senhora do Carmo, São Caetano, Posse Boa Vista, São Brás, Vila Colussi, São João.
    O quê já era previsível, muita poeira e pedras soltas, deu as caras logo no início, na descida do pesque pague do Alemão, e foi assim até a divisa Passo Fundo - Marau, onde a estrada estava com pouca poeira e praticamente nenhuma pedra solta.
Lixo em Capinzal está fazendo aniversário.
      Em Três Passos me deparei com esta imagem, quase todo o rebanho de pelagem negra.

     Dando mais um zoom, o cardeal na alambrado.

  Mas a alegria durou pouco, pelo menos em relação a poeira, pois quando cheguei na comunidade de Cruzinhas, já na estrada Nicolau Vergueiro - Marau, a poeira estava forte, mas sem pedras soltas, o que facilitou nas inúmeras subidas até a cidade vizinha.
Será que tinha poeira.
    A bike não estava muito diferente:


   Chegando em Marau, uma rápida parada no posto de combustíveis as margens da RS - 324 para uma água gelada, para iniciar a volta, pela Rota das Salamarias. Logo que cruzei a Cantina Camera, uma bateção forte vindo da roda traseira, achei que tinha quebrado um raio, mas foi uma pedra presa no pneu batendo no quadro.

     Estava na dúvida por onde voltar, como o sol ainda estava "em dia", resolvi ir por Posse Boa Vista, e encarar a longa subida.
Chegando em Posse Boa Vista.
      A volta vinha com estradas em melhores condições, mas ao chegar na ponte entre Posse Boa Vista e São Brás; a visão do inferno:




       A noite me pegou quase na Entrada de Vila Colussi, e quando cheguei na RS - 324 a visão era esta:


Por do sol  em Posse Boa Vista.
Sujeira e mais sujeira.
    No total foram 87 km, em 2° 54' de pedal, a uma média de 17.6 km/h.

Visualizar Pedal 24-12-2013 Nossa Senhora da Paz,Cruzinhas, Sagrado Coração de Jesus,São Brás. em um mapa maior

  Mais uma vez o Strava deu pau, a atualização em português para Android continua dando problemas.


domingo, 29 de dezembro de 2013

Pedal 22-12-2013 São Miguel, Santa Gema, Capinzal, São Pedrinho, São Roque, Roselândia

Na Santa Gema, em direção a Capinzal.
      
   O pedal mais batido do ano, por São Miguel, Curva dos Pinheiros, casa roxa, Zóca, Bom Recreio, Santa Gema, Capinzal, Santo Antonio do Capinzal, São Pedrinho, São Roque, Nossa Senhora da Saúde, Roselândia.
  Pedal de final de tarde, por ser curto e rapido, no total foram 51 km em 2° 54' de pedal, a uma média de 17.6 km/h
  
Mesmo com a falta de chuva, soja segue se desenvolvendo bem.
Meio sujinho!


       Visualizar pedal 22-12-2013 São Miguel, Santa Gema, Capinzal, São Pedrinho, São Roque, Roselândia em um mapa maior



sábado, 28 de dezembro de 2013

Pedal 21-12-2013 São João, São Brás, Posse Boa Vista, São Pedro do Jacuí, São Luizinho, São José, São Roque, Roselândia.

Túnel verde em São Pedro do Jacuí.
      Um pedal que iniciei e terminei com o grupo pois, minha ideia era ir pros lados de Posse Boa Vista, e o pessoal foi pros lados do Passo do Chinelo via balneário Soldá.
Ponto de largada, praça da Mãe Preta
    Como já era de se esperar, muitas pedras soltas e poeira, esta em alguns trechos parecia areia de tão fofa, qualquer descuido é tombo na certa.
  A paisagem muda assim que se entra nos limites de Marau, os morros aparecem sem modéstia, dando um clima 'serrano'.
Chegando em Posse Boa Vista.
Posse Boa Vista.
     Quando chego no descidão para São Pedro do Jacuí, me deparo com uma barreira de quero-quero no meio da estrada.
Acho que estão protestando por melhores moradias....
    Aquela parada estratégica no cemitério de Posse Boa Vista para uma água.


Pessoal me chamando.
    Quando estava em São Luizinho, bem em frete a propriedade do seu Sérgio Tramontina, ouvi uns gritos, quando olhei para trás era o pessoal saindo de uma trilha, e dali seguimos juntos novamente, paramos em São José para mais uma reabastecida.
Fanta uva então!
    
    Devido ao calor, o carteado foi transferido para fora do salão.

   Retornamos para a parte final de nosso pedal.
Chegando em São Roque.
   

Chegando em São José
As araucárias de Posse Boa Vista.
   Para mim deu um total de 63 km, em 3°35' de pedal, a uma média de 17.6 km/h.
No meio do nada em são Pedro do Jacuí

             Visualizar Pedal 21-12-2013 São João, São Brás, Posse Boa Vista, São Pedro do Jacuí, São Luizinho, São José, São Roque, Roselândia. em um mapa maior










quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Pedal 14-12-2013 São Miguel, Santa Gema, Capinzal, São Pedrinho, São Roque, Roselândia

A chuva chegando, entre a casa roxa e o Zóca.
    Novamente a ideia era um pedal mais longo, mas os contratempos resumiram ao, ultimamente, tradicional pedal de cumprir tabela; São Miguel, Curva dos Pinheiros, casa roxa, Zóca, Bom Recreio, Santa Gema, fundos do Jacó, Capinzal, Santo Antonio do Capinzal, 2° acesso a São Pedrinho, São Roque, Nossa Senhora da Saúde, Roselândia.
Será que chove?
     Logo que cheguei na casa roxa, vi nuvens carregadas pros lados de Pulador, então fui pros lados da Santa Gema para fugir da chuva, mas quando me aproximei do Zóca, vi que a chuva vinha dos lados de Santa Terezinha, e parecia forte, como o céu estava todo encoberto, resolvi esperar junto a umas árvores na beira da estrada.
Para ests lados, nada de chuva.

Aguardando a chuva passar.
   Enquanto aguardava a chuva passar, fui ensacando celular, máquina fotográfica e o banco, choveu por uns 20 minutos, o suficiente para embarrar bem a estrada, mas o 'frustrante' é que ao pedalar um pouco adiante do Zóca, nos aviários, não havia chovido, quer dizer, fiquei parado por nada, e continuava fugindo da chuva, pois os trovões agora me seguiam.
     Ao chegar na descida para chegar ao Bom Recreio, fiz como de costume, coloquei a bike no meio da estrada e me larguei, o Cr-Mo que se vire em absorver, e muito bem, os impactos, mas quando estou quase no final, eis que uma moto de trilha esta vindo em sentido contrário, a sorte que ele deve saber que bike morro abaixo é praticamente sem controle, e puxou sua moto toda para a direita, quase indo valeta a dentro, ai não me preocupei e continuei no meio da estrada.


      A estas alturas resolvi fazer o pedalzinho de sempre e aproveitar a fuga da chuva, mas quando a 'coisa' parecia que iria andar, logo que passei a entrada principal do Jacó, lugar de problemas ultimamente,. percebi que o pneu traseiro estava furado, parei na última subida antes de chegar a Santo Antonio do Capinzal, mas havia muitas abelhas nas árvores na beira da estrada, então 'joguei' um ar e fui fazer o concerto do pneu na parada de ônibus em frente a escola do lado da igreja.
Nem tudo são flores. 
   Como já de costume, dificilmente furo pneu, e quando fura é quase pelo mesmo motivo, câmara cansada e rasgando na emenda, e desta vez não foi diferente.
O furo.
    No final acabei fugindo da chuva, e ao chegar na Avenida Presidente Vargas encontrei o Fabrício e o Everton, e os acompanhei até o trevo do Ricci, ai encontrei o Igor de carro indo treinar na pista da Brigada, ai fui lá participar como espectador.
Igor na chuva.
   Por lá a chuva me pegou, e proporcionou belas fotos das nuvens carregadas.





       No total foram pouco mais de 54 km, em 3° 10' de pedal, a uma média de 17.1 km/h.
     Visualizar Pedal 14-12-2013 São Miguel, Santa Gema, Capinzal, São Pedrinho, São Roque, Roselândia em um mapa maior