domingo, 27 de outubro de 2013

Pedal 25-10-2013 São Miguel, Santa Gema, Três Cerros, São Pedro do Jacuí, Posse Boa Vista, São Brás, São João

Carreta Quebrada, entrada para Três Cerros.
      Com previsão de chuva para o sábado, antecipei o pedal, esperava encontrar barro, já que choveu quinta, mas o que encontrei foi é poeira, das boas, por: São Miguel, Curva dos Pinheiros, casa roxa, Zóca, Bom Recreio, Santa Gema, Capinzal, Carreta Quebrada, Três Cerros, São Pedro do Jacuí, Posse Boa Vista, São Brás, Vila Colussi, São João.
O asfalto da santa Gema
       Quando estava passando pelo Zóca, a 'buzanfa' deu uma rebolada estranha, um pouco mais a frete continuou, parei achando que o banco estava frouxo, mas na verdade o trilho do lado direito havia quebrado, e para surpresa, bem mais atrás de onde fica preso no canote; uma regulagem no suporte da bolsa de selim, usando a fixação para 'prender' as partes quebradas do trilho, e deu para 'tocar o baile'.
Barro, seco.
    Ao sair da estrada principal na Carreta Quebrada em direção a Três Cerros achei que encontraria barro por ali, até encontrei, mas já seco, mas o risco de queda continuava, já que saindo do trilho, as "rebarbas" secas poderiam te derrubar fácil.
A chuva aqui foi violenta.
     Ao chegar nos Três Cerros, uma mudança de planos, uma esticada até São Pedro do Jacuí, e lá me fui, encarando o eterno sobe e desce que a região proporciona.
Três Cerros, me lembra algo, a ti não!?
     Ao chegar em São Pedro do Jacuí entrei a direita, e fui em direção ao cemitério, e por ali mais uma mudança, ao invés de pegar a esquerda e sair direto na pedreira de São Brás, fui reto e entrei a esquerda mais adiante, encarei a grande lomba e fui para Posse Boa Vista, um pouco antes de chegar na localidade, o resultado das chuvas dos últimos dias, vários fios de telefone sobre a estrada.
Alô?
   Posse Boa Vista está comemorando 100 anos de existência, velhinha a localidade....



    Das inúmeras vezes que passei por aqui, esta era a primeira que fazia no sentido Posse Boa Vista >>> São Brás, e nunca me toquei que a subida, agora decida, era tão forte, cheguei muito rápido na ponte de limita as localidades e as cidades (Passo Fundo / Marau), completei a curva estava na ponte, toda lascada, com os tabuões por onde passam os pneus dos veículos estavam podres, quebrados, e com intervalos entre si, quase cai em sima da ponte, e se fosse para fora dela, iria direto para dentro do rio, sempre dou prioridade em pontes, cruzar de vagar e na maioria das vezes com pelo menos um dos pés desclipados, já que a conservação das mesmas são ruins, ainda mais em divisa de municípios, onde ninguém quer saber de quem é a responsabilidade, fica o alerta para o cuidado ao cruzar por ali.
Curva do Miguel logo a frente.
Graxaim, foto da internet.
    Ao parar para tirar a foto acima, percebi uma movimentação a esquerda próximo a árvore na beira da estrada, achei que era um cachorro, já que tem várias propriedades próximas, mas quando o bicho não resolveu esperar e "virou em perna", não era um cachorro, e sim um 'parente', um Graxaim, correu pela estrada e em poucos segundos não o vi mais, nem deu para pedir para fazer uma bela pose para uns retratos.
   Uma breve parada no cemitério de São Brás para pegar uma água, e concluir o restante do percurso.




No Três Cerros.
   No total foram 77 km em um total de 5°01', sendo 4°21' de pedal, a uma média de 17.6 km/h, e 40' parado, considerando o problema no banco, está ótimo.
próximo aos Três Cerros.
No Três Cerros.
Em Posse Boa Vista.

     Visualizar Pedal 25-10-2013 São Miguel, Santa Gema, Três Cerros, São Pedro do Jacuí, Posse Boa Vista, São Brás, São João. em um mapa maior















sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Pedal 22-10-2013 Nossa senhora da Paz, São Pedrinho, São Roque, Capão Bonito.

Vista do por-do-sol da São Cristóvão
        Eu e a Daniela aproveitamos a folga da chuva, e o início do horário de verão e fomos para um "pedalight", até porque estávamos saindo da praça as 18:30.
Nossa Senhora da Paz
    Como não podíamos ir muito longe pelo horário, então foi: Nossa Senhora da Paz, São Pedrinho, São Roque, Capão Bonito, São Cristóvão.
Dani em São Roque.
     Um pedal tranquilo, sem incidentes, o que proporcionou chegarmos na São Cristóvão a tempo de apreciar o por-do-sol;


O sol se indo, em Nossa Senhora da Paz.
   Para mim foi um total de 36 km, pedalados em 2°03', a uma média de 16.8 km/h.
No Capão Bonito.

        Visualizar Pedal 22-10-2013 Nossa senhora da Paz, São Pedrinho, São Roque, Capão Bonito. em um mapa maior





terça-feira, 22 de outubro de 2013

Pedal 20-10-2013 São Miguel, Pulador, Três Lagoas, Encruzilhada Müller, Pulador, São Miguel

Natália, Kusma, Guilherme e Daniela.
    Domingo levei o pessoal conhecer um caminho, relativamente, novo, na verdade em parte novo; fomos por: São Miguel, Curva dos Pinheiros, casa roxa, Pulador por baixo, Horto Florestal da Semeato, Pesque e Pague Rei do Campo, Três Lagoas, Encruzilhada Müller, Pulador, Tropeiro Camponês, casa roxa, Curva dos Pinheiros, São Miguel. 
  Logo que cruzamos pelo Rei do Campo, a estrada fica bem estreita, e por ali nos deparamos, primeiro com uma colheitadeira, depois um pulverizador de pneus estreitos e alto, da pra passar pedalando por baixo dele, mas ninguém quis arriscar. 
Congestionamento.
     E quando estávamos subindo  para Três Lagoas, algumas ovelhas cruzaram nosso caminho, e começaram a correr em nossa frete, mas apareceu uma carreta caçamba descendo, ai a coisa ficou feia.

    As ovelhas cruzaram por nós e pelo mesmo 'rombo' na cerca que fugiram retornaram ao pasto, de onde não deveriam ter saído.
Vida nova no pasto.
     No retorno acabamos abortando a rapadura em Pulador e paramos novamente no cemitério de Pulador pegar mais uma água, onde encontramos um esconderijo de ofertas(???), ou de "apoio tático" a algum biker precavido.
Gotas de Cristal e Gaboardi, eu já tinha ouvido falar, mas Trago de Luxo e Golf, nunca!
Próximo a entrada do Aeroclube.
    
   No final para mim fechou 71 km, pedalados em 4°14', a uma média de 16.6 km/h.

    Visualizar Pedal 20-10-2013 São Miguel, Pulador, Três Lagoas, Encruzilhada Müller, Pulador, São Miguel em um mapa maior








Pedal 19-10-2013 Transbrasiliana, Cruzamento da Macumba, Coxilha, Povinho Velho, Passo do Cruz

Passo do Cruz.
     Sai de casa as 14:40, indo por: Posto Carga Pesada, Transbrasiliana, Comunidade Fauth, Cruzamento da Macumba, Fazenda Santo Isidoro, Coxilha, Pedágio, Encruzilhada Melo, Povinho Velho, Passo do Cruz, Comercial Campestre.
Vista de Passo Fundo na Comunidade Fauth.
     Com as estradas em boas condições, deu para andar forte em vários trechos do percurso, sendo que logo que cruzei o Cruzamento do Despacho, nas longas retas, deu para andar a 45km/h. 
   Em Coxilha uma rápida parada no posto para uma água gelada, e sigo pela RS até o pedágio. 
O que sobrou da escola na Comunidade Fauth.
   Encontrei vários pedalando pelo caminho, mas quando entrei novamente no chão batido, duas 'pegadas' ainda seguiam pelo mesmo caminho que eu ia, quando estava quase chegando na Encruzilhada Melo encontrei os 'bonito', era o Igor e o Fabrício.
Igor e Fabrício entrando no Passo do Cruz.
    Chegamos no Passo do Cruz junto com o por-do-sol, que rendeu boas fotos.





   Quando estávamos chegando na entrada para o lixão, o pneu dianteiro do Igor furou, coisa pouca, tinha "só" 
cinco espinhos...

Tem espinho ai!?
   Foi o tempo de terminar o serviço e a noite cair de vez, então foi só "dar a luz" e seguirmos para casa.

    Para mim fechou 82 km, em 4° 40' de pedal, a uma média de 17.5 km/h.

     Visualizar Pedal 19-10-2013 Transbrasiliana, Cruzamento da Macumba, Coxilha, Povinho Velho, Passo do Cruz em um mapa maior