quarta-feira, 27 de junho de 2012

domingo, 24 de junho de 2012

Pedal 23=-06-2012 Roselândia, São Pedrinho, Capinzal II, Bom Recreio, São Miguel.

Fundos do Jacó.
     Sai de casa era 14:45 totalmente sem rumo, sem saber onde 'se esquivar' do barro que poderia ter em vários pontos no interior, então hoje, decidi ir pedalar com o grupo das 15 horas.
Paulo Estacia, fazia um tempão que não o via.
 Na dúvida para onde irmos, lembrei que no meu último pedal as estradas estavam bem empedradas, então sugeri o mesmo percurso, só que em sentido contrário.
  Fomos por: Clube Hípico Gehlen, São Pedrinho, Capinzal I e II, fundos do Jacó, santa Gema, Bom Recreio, Zóca, casa roxa, Curva dos Pinheiros e São Miguel.
   O percurso escolhido foi um acerto, pouco barro, apenas um atoleiro já no final próximo ao Zóca.
   A unica atenção do pedal foi nos vários trechos de mata, onde a estrada estava lisa pelas pedras úmidas, onde qualquer discuido seria chão na certa.



As 3 fotos acima, na estrada indo para Capinzal.


Capinzal II
     O inverno sempre proporciona belas paisagens:
Capinzal II
Capinzal II
    Encaramos uma subida de quase dois quilômetros para chegar na Santa Gema.
Será que sobe!?
Altimetria da subidinha.


Santa Gema.
























   
    
    
    Ao chegarmos no asfalto, a maioria optou por retornar por ele, seguimos em um pequeno grupo pelo Bom Recreio, mas nos dividimos novamente quando 3 foram por Santo Antão, ficando eu, Mael e Leonardo, aceleramos o ritmo, até porquê a sol estava "se indo" e o frio chegando.
Zóca Forever...
-Óia o avião!








No asfalto, Santa Gema / Bom Recreio.
Por-do-sol no Zóca.
  










   


    
   Logo depois do Zóca, nos deparamos com um grande atoleiro, já conhecido, o Mael arriscou e conseguiu cruzar pedalando, eu resolvi subir o barranco e ir pela lavoura, mas não adiantou muito, me embarrei legal, o Leonardo decidiu ir pela lavoura do outro lado da estrada, mas se embarrou também, bem por fim o negócio era ter cruzado pelo atoleiro mesmo.
   Ao chegarmos em São Miguel,dei mais uma volta pelo centro da cidade, fechando o total de; 59Km, a uma média de 17.4Km/h em 3° 21' pedalados.
Vista de Passo Fundo dos altos da Santa Gema.
E o papo era rock gaúcho 80's.













Presidente, pedalando e filmando, louco para cair.
                        
                             "...é..."
                                 Kusma.

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Pedal 21-06-2012 São Miguel, Bom Recreio, Capinzal II, Roselândia.

Capinzal II
    Num misto de frio e calor dei uma pedalada esta tarde, indo por:
São Miguel, Curva dos Pinheiros, casa roxa, Zóca, Bom Recreio, Santa Gema, fundos do Jacó, Capinzal II, Capinzal I, São Pedrinho, Clube Hípico Gelhen, Roselândia.
Bom Recreio
  Sai de casa as 15, e de cara me arrependi de ter posto tanta roupa, mas não demorou muito para me arrepender de ter me arrependido, vento frio de gelar a 'güéla' próximo a casa roxa, essa variação foi constante até chegar em Capizal II, a partir dali foi só frio mesmo; os pedais agora serão assim, pode até estar quente no início, mas depois é frio mesmo, já que hoje começou o inverno.
   Ao chegar no Zóca uma surpresa, a área está toda cercada e com placas proibindo entrada.



-Adios Zóca!










  




Santa Gema.
  As estradas estão muito boas, as chuvas e o movimento do plantio deu uma boa compactada nas pedras soltas, exceto em dois pequenos trechos entre "os fundos" do Jacó e Capinzal II, pois o grande descidão após Santa Gema recebeu pedras e uma boa compactação, mas algumas pedras estão soltas no final próximo a ponte, esta inclusive em péssimo estado.
Ponte precária Santa Gema/Capinzal II.
     Ao chegar em Capinzal II, por ser em uma baixada, consegui esta bela foto de um 'matungo' ao sol.

   A pedalada segue tranquila, em ótimo ritmo, chegando em São Pedrinho, na altura da escola abandonada, foi aberta uma grande vala na lateral da estrada, como se fosse receber tubos futuramente, esta obra, se prolonga por mais de um quilômetro, requer atenção se tiver veículos na pista ou se estiver pedalando por ali a noite; particularmente achei uma obra "meia faraônica", pois não tem sede de propriedade próximo, a estrada não é muito movimentada e a única escola esta abandonada sabe-se lá a quanto tempo, que me lembre nunca vi aula ali.
Capinzal II
   












Capinzal I
Altos de São Pedrinho












  


   Peguei o transito das 18 no centro da megalópole, conselho!?
  Atenção redobrada, RESPEITE A SINALIZAÇÃO, e pedale forte, imponha uma velocidade compatível com o fluxo de trânsito, quanto mais lerdo voce for, mais fácil levar fechada e mais difícil trocar de faixa, e atravessar preferenciais; indique com o braço quando for dobrar ou trocar de faixa.
Em São Pedrinho
No inverno não derrete, por quê será? hehehe!!!
Por-do-sol próximo ao Clube Hípico Gehlen.
   É época de plantio, movimento grande de máquinas agrícolas e caminhões:
Santa Gema.
  No total foram pouco mais de 49Km, em 2° 54' de pedalada, com uma média de 16.9km/h.
         
                    "-Toda a unanimidade é burra!"
                                    Dito Popular.

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Pedal 19-06-2012 Transbrasiliana BR-158, Cruzamento do Despacho, Alto do Cruz

       Com uma previsão de um inverno 20% mais 'molhado' que o normal, e o mesmo começando amanhã, então cada "réstia" de sol tem que ser aproveitada, e condicionamento físico bem meia boca e saindo tarde de casa, quase 15:00, optei por este curto e rápido percurso: Gran Palazzo, Posto Carga Pesada, Transbrasiliana, Comunidade Fauth, Cruzamento da Macumba, alto do Cruz, UPF.
    Com as chuvas dos últimos dias, o Rio Passo Fundo deu uma suspirada, se comparado a última vez que estive ali: Pedal 29-05-2012.




  








   


    Mas nas margens ainda se concentrava grande quantidade de esgoto parado, e acredite, uma grande quantidade de peixes 'saltitando' para se alimentarem de pequenos insetos que estavam por ali, mas com toda a poluição do rio não duvido que se pesque um peixe como o do seriado Simpsons, cheios de mutações genéticas pela poluição da usina nuclear.
     Tentei fotografar ou filmar o fato mas não tive exito, continuei o pedal na grande lixeira que se transformou as margens da BR.
Zoom.
  















  










   
                        Os campos voltaram a ter a pastagem totalmente verde, dando um ar de 'Campos de Cima da Serra'.
   Ao sair da BR, já na Comunidade Fauth, os primeiros sinais de barro, mas nada que desse direito a 'sujar a poupança'.
Comunidade Fauth.
Zoom.
Mais Zoom.














  
   O Cruzamento do Despacho agora está limpo, e as placas ameaçando as possíveis 'desovas' de macumba continuam lá, a natureza agradece. Dali até o Alto do Cruz finalmente as britas 'se acomodaram' formando dois trilhos dos pneus dos veículos, então, depois de muito tempo, deu para descer 'sentando o chulé'.
Parece um disco de vinil, mas é o sol escondido entre as nuvens.
Alto do Cruz.
     Sai da vila, fui nas 'colônhá', para um cusco me avançar no centro, na subida da Avenida Brasil, em frete ao Center Cátia, só acontece comigo...
    No total foi quase 41Km em 2° 13' pedaladas a uma média de 18.3Km/h.
           
          "Deveriam me julgar pelo meu caráter,
                       mas me julgam pelo meu bolso.
                             Ai é difícil ser o queridão!"                                                         Kusma.