domingo, 30 de agosto de 2020

Pedal 29-08-2020. (Novo 8 do Pulador) São Miguel, Pulador, Rei do Campo, Encruzilhada Müller, Pulador, São Miguel.

Pulador.

  Oito dias após um pedal com sensação térmica a zero, hoje nos 30°C, sem falar do vento que acompanhou todo o pedal, e para "variar", sempre contra!

Se foi a tampa...
Ao cruzar a ponte próximo a subida para Pulador, perdi a tampa da caramanhola, ao parar para juntar, finalmente descobri o que tanto estalava na bike, o parafuso da tampa da caixa de direção, que vai preso a aranha estava frouxo, com essa parada inesperada, a tentativa de fazer um bom tempo no percurso já era, só restou fazer uma média, "menas pior".

Cotrijal em Encruzilhada Müller.
Como havia perdido quase toda a água "em estoque", aquele reabastecimento no cemitério de Pulador, pegando a água que muitos não bebem...

Três Lagoas.
Então, movido a água de defunto, deu para manter um ritimo bom, e perder de vez a tampa da caramanhola próximo ao Aeroclube, e chegar em casa quase noite.

   Total de 62 km a uma média de 21.0 Km/h e 11'32" parado.




sexta-feira, 28 de agosto de 2020

Pedal 27-08-2020. São Miguel, Santa Gema, Encruzilhada Müller, Pulador, São Miguel.

Próximo ao finado Zóca.
Tarde quente, prenúncios de fim de inverno, percurso um pouco mais longo, e três longas subidas pelo caminho.

                            Santa Gema.
   Tudo ia bem, pedal sem muito esforço, até que na primeira subida na Santa Gema, pneu traseiro furado, aquela parada brochante, câmara trocada, segue a bronca.
Virando moda...
Na Encruzilhada Müller, um estalo forte e persistente na bike, resolvi parar para ver o quê estava acontecendo, e estava perdendo a bomba...
Bomba quase perdida.
No total foram 61 km, a uma média de 20.3Km/h, mas com 32'12" parado, dia ruim!
Santa Gema.
Subida dos Simor.



terça-feira, 25 de agosto de 2020

Pedal 24-08-2020 São Miguel, Pulador, Cruzamento do Triângulo, Pulador, São Miguel.

Pulador.

Antes de relatar como foi o pedal, explicar um pouco da neurose da velocidade média; levando em consideração as estradas do interior da região de Passo Fundo.

Pulador.
    Abaixo de 15 km/h, passeio, até 18 Km/h, algum esforço, até 20 Km/h, considerável esforço, acima de 20 km/h, máximo esforço.

Curva "sem fim". 
Outro fator é o tempo em movimento, e o tempo decorrido, quanto mais você parar, maior será o tempo decorrido, e o pedal perfeito é quando ambos são iguais, ou seja, sem paradas.

Pulador.
Quanto ao pedal, a ideia era fazer um "máximo esforço perfeito", mas não deu...

Deu ruim...
Primeiro foi uma breve parada para checar a bike que estava dando uns estalos não identificados, depois pular uma valeta de instalação de água próximo a Curva dos Pinheiros, até ai foi pouco tempo perdido e ia bem, mas pneu furado próximo ao retorno, pÔs tudo a perder.

Posto São Miguel.
Com isso foram 37'56" de tempo parado, pelo menos a velocidade média foi boa, lógico que o percurso ajuda.



domingo, 23 de agosto de 2020

Pedal 22-08-2020 São Miguel, Pulador - Eucaliptos, Encruzilhada Müller, Bom Recreio, São Miguel.

Eucaliptos no Pulador.

 Sábado de sol, sem alugar caminhão, dia frio, mas nem perto do quê foi ontem, e isso levou muitos bikers a irem a Pulador, até alguns de Carazinho.

Eucaliptos no Pulador.
A ideia era tentar fazer um pedal a media de 20 Km/h, e passar por um pequeno trecho que, acredite, ainda não conhecia em Pulador, bom, o trecho tudo certo, quanto a média, a vi derreter na subida para Encruzilhada Müller, e com o trecho plano em Santa Terezinha com muitas pedras, impossível recuperar.

Eucaliptos no Pulador.
Me contentei com média de 19.5 Km/h, e a melhor parte foi sem paradas, sem tempo perdido.


Pedal 21-08-2020 São Miguel, Aeroclube, Casa Roxa, Pulador, Casa Roxa, São Miguel.

Efeitos do frio!

  Depois de uma madrugada com neve na Serra, estamos a menos de 200 km em linha reta, e uma bela geada pela manhã, a tarde foi de sol, mas extremamente fria, o termômetro marcava 7°C, mas o vento, colocava a sensação térmica próximo a 0°C, realmente muito frio.

Aeroclube.
Aliado ao frio, o ar extremamente seco, queima os pulmões, mas já são 44 invernos,faz parte!

    O estranho era que nas baixadas não tinha vento, e a temperatura corporal subia consideravelmente, o sobe e desce do zíper era constante.
   Ao me aproximar do Aeroclube, um avião sobrevoava a baixíssima altitude, mas com luvas, roupas e um bolso que não "liberava" a máquina, foi só perda de tempo, principalmente para quem se cobra não parar.
Botinha do Jaspion.
Foram 46 km, 19.1 km/h e 2'47" parado, aquela foto...
A noite percebi que estava com "queimaduras" do ar frio no rosto, já que havia passado uma generosa camada de filtro solar antes de sair.

Pedal 17-08-2020 São Miguel, Pulador, Cruzamento do Triângulo, Pulador, São Miguel.

Pinheiro Torto.

  Depois do pedal de ontem, acordei todo quebrado e dolorido, mas movido pela emoção do desempenho da novo bike, e com a velocidade média do pedal anterior.

As vacas...
   Logo no início uma parada inesperada em frente ao Ponto da Traíra, vacas em deslocamento, dali sai completamente sem rumo, cheguei Pulador sem saber para onde ir, então, decidi ir até o Cruzamento do Triângulo e fazer aquilo que sempre critiquei, um "bate e volta", e também aproveitar o percurso relativamente plano e de boas estradas no trecho em Santo Antônio do Planalto.

Cruzamento do Triângulo.
Na volta as pernas queimavam, usando cada marcha no seu limite, paguei para ver no que iria dar, e deu, 21.2 Km/h de média, e 5'36" de tempo parado, obrigado vacas...

Pinheiro Torto.

Zoom nas vaquinhas.


Pedal 16-08-2020 São Miguel, Pulador, Encruzilhada Müller, Bom Recreio, São Miguel.

Pulador, ao fundo Encruzilhada Müller.
   E o "grande dia" chegou, depois de 11 meses sem pedalar, e me dedicando mais as corridas, ou tentando,com isso consegui emagrecer 20 kg.

Pulador.
A bike é um mix de peças usadas da ultima bike, com peças sem uso paradas a muito tempo, em um quadro Bornia & Cox 27,5 feito sob medida em tubos de cromolibidênio. O resultado dessa mistura e uma bike confortável, rápida, e extremamente agressiva, diria até assassina...

Encruzilhada Müller.
O percurso, um bem conhecido para evitar surpresas de "não conseguir" completar, as estradas em maior parte, em boas condições, proporcionaram uma boa velocidade média,19,4 km/h, com apenas 50" de tempo parado cruzando asfalto.

Pulador.

The Birds.

Bom Recreio.