Lotus 49C (Ford-Cosworth V8) Gold Leaf Team Lotus 1970
Piers Courage e Frank Willians |
O primeiro assédio veio de Frank Willians, que com a morte do piloto inglês Piers Courage, no GP da Holanda, precisava encontrar um substituto. Mas a equipe Willians era minúscula, e assim como outras 'nanicas' da categoria comprava/alugava carros de outras equipes/construtoras, e a Willians usava os De Tomaso 505, que não eram muito competitivos.
Piers Courage - Willians (De Tomaso Cosworth) GP Monaco 1970 |
1969, primeira temporada de Emerson na Europa, Fórmula Ford, em pé a direita Chico Rosa. |
Colin Chapman 1970 |
As palavras de Fittipaldi sobre sua primeira fez na F-1:
"-Uma imagem que não me esqueço foi o primeiro teste na F-1. Era um Lotus 49 e foi em Silverstone. O Jochen Rindt estava lá, testando um dos novos Lotus 72 e o Colin Chapman pedi-lhe que desse algumas voltas no 49 para acertá-lo para mim. me lembro bem da cara dele, meio atravessada, como se dissesse 'que saco ter que acertar o carro para este moleque'.
Jochen Rindt |
O melhor tempo de Emerson foi 1'22"6, e no final veio a determinação de Chapman, "Você estréia em Brands Hatch".
John Miles, o 2° piloto do time. |
Na verdade havia mais uma Lotus 49 no grid, largando na 23° e última posição, mas esta não fazia parte do time oficial Lotus, e sim da equipe Pete Lovely Volkswagen Inc. pilotada pelo americano Pete Lovely.
Largada, Fittipaldi é o último carro a esquerda. |
De outro ângulo. |
Emerson Fittipaldi e sua Lotus 49C. |
Ao cruzar a linha de chegada em 8°, a duas voltas do vendedor, seu companheiro de equipe Rindt, além da satisfação de completar seu primeiro grande prêmio de F-1, as dores e cãibras devido ao câmbio deteriorado completam o início de sua carreira da principal categoria européia.
Resultado Final:
O vencedor Jochen Rindt e o segundo Jack Brabham. |
Com o Lotus Ford 49C Emerson Fittipaldi disputou mais dois GP's, o da Alemanha em Hockeinheim e o da Áustria em Osterreichring.
Em 02 de agosto de 70 Emerson consegue seus primeiros pontos, largando em 13° e chegando em 4° no GP da Alemanha, o vencedor foi novamente seu colega de time Jochen Rindt.
Reunião da equipe Lotus, de camisa azul Rindt sentado no 72, na porta do motor home Miles, e Chapman, em pé Fittipaldi |
No GP da Áustria, largou em 16° lugar, e chegou em 15°, a 5 voltas do vencedor, o belga Jacky Ickx da Ferrari.
Como foi a prova:
Emerson Fittipaldi no grid do GP da Áustria. |
Na estréia em Brands Hatch. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário