domingo, 12 de maio de 2013

Os Carros que Emerson Fittipaldi Pilotou na Fórnula 1 - 01° 01-Lotus 49C

Lotus 49C (Ford-Cosworth V8) Gold Leaf Team Lotus 1970


Piers Courage e Frank Willians
    No final dos anos 60, e em especial 1970, Emerson Fittipaldi vinha se destacando em várias categorias europeias que ele vinha participando, como as Fórmulas Ford, 2 e 3; e isso começou a chamar a atenção dos chefes de equipe da Fórmula 1.
O primeiro assédio veio de Frank Willians, que com a morte do piloto inglês Piers Courage, no GP da Holanda, precisava encontrar um substituto. Mas a equipe Willians era minúscula, e assim como outras 'nanicas' da categoria comprava/alugava carros de outras equipes/construtoras, e a Willians usava os De Tomaso 505, que não eram muito competitivos.
Piers Courage - Willians (De Tomaso Cosworth)  GP Monaco 1970
   Aconselhado pelo amigo Chico Rosa, Emerson decidiu aguardar uma oportunidade em uma equipe melhor.
1969, primeira temporada de Emerson na Europa, Fórmula Ford, em pé a direita Chico Rosa.
    O conselho foi correto, alguns dias depois, Dick Scammell, executivo da Lotus procurou Emerson e marcou uma reunião com Colin Chapman, após a conversa, e já de contrato assinado, o brasileiro aguarda o primeiro contato com um carro de Fórmula 1.
Colin Chapman 1970
   No dia 8 de junho, em Silverstone, é o grande dia, o carro a ser testado era o Lotus 49C, o mesmo que o primeiro piloto da equipe, o  austríaco Jochen Rindt havia vencido o GP de Mônaco no mês anterior. O austríaco também estava testando, só que um dos novos modelos 72.
  As palavras de Fittipaldi sobre sua primeira fez na F-1:
 "-Uma imagem que não me esqueço foi o primeiro teste na F-1. Era um Lotus 49 e foi em Silverstone. O Jochen Rindt estava lá, testando um dos novos Lotus 72 e o Colin Chapman pedi-lhe que desse algumas voltas no 49 para acertá-lo para mim. me lembro bem da cara dele, meio atravessada, como se dissesse 'que saco ter que acertar o carro para este moleque'.
Jochen Rindt
   Aquilo foi uma ducha de água fria, mas fiquei quieto. O Rindt deu umas 10 voltas, virou um bom tempo, entrou nos boxes e disse que tudo estava perfeito. Sentei no cockpit, ajustei o cinto e saí, muito pouco a vontade. Andei algumas voltas impressionado com a potência e voltei aos boxes para dizer ao Chapman que o carro saía muito de frete. O Rindt me interrompeu e disse que sabia o que era. E debochadamente disse que faltava "pressão" no pé direito. Aí, acho que me queimei. Saí de novo, andei um bom tempo, e no final da sessão tinha virado melhor que ele. Apesar deste mau início, mais tarde Rindt mostrou-se muito mais simpático".
    O melhor tempo de Emerson foi 1'22"6, e no final veio a determinação de Chapman, "Você estréia em Brands Hatch".
John Miles, o 2° piloto do time.
      E chega o grande dia, 18 de julho de 1970, Emerson não vai muito bem nos treinos e se classifica em 21° no grid. "-Havia duas 72 para Rindt(1° piloto) e o John Miles(2° piloto), e uma 49 para mim(3° piloto). Alinhei na última fila, ao lado de Graham Hill. Atrás da gente não tinha ninguém, mas para mim era aglória. Afinal eu estava alinhado em um grid de F-1 e em companhia, lado a lado, de uma lenda".
    Na verdade havia mais uma Lotus 49 no grid, largando na 23° e última posição, mas esta não fazia parte do time oficial Lotus, e sim da equipe Pete Lovely Volkswagen Inc. pilotada pelo americano Pete Lovely. 
Largada, Fittipaldi é o último carro a esquerda.
De outro ângulo.
      Emerson faz uma corrida discreta, sempre pelas últimas posições, mais herdando colocações que ultrapassando, o carro não ajudava muito, e ele rodava na média 3 segundos mais lento que os líderes. 
Emerson Fittipaldi e sua Lotus 49C.
    Na 57° volta perde a quarta marcha, prejudicando seu rendimento ainda mais, o que restou foi tentar conduzir seu carro até o final.

  Ao cruzar a linha de chegada em 8°, a duas voltas do vendedor, seu companheiro de equipe Rindt, além da satisfação de completar seu primeiro grande prêmio de F-1, as dores e cãibras devido ao câmbio  deteriorado completam o início de sua carreira da principal categoria européia.

  Resultado Final:

O vencedor Jochen Rindt e o segundo Jack Brabham.
  O resumo da prova:

   Com o Lotus Ford 49C Emerson Fittipaldi disputou mais dois GP's, o da Alemanha em Hockeinheim e o da Áustria em Osterreichring.
   Em 02 de agosto de 70 Emerson consegue seus primeiros pontos, largando em 13° e chegando em 4° no GP da Alemanha, o vencedor foi novamente seu colega de time Jochen Rindt.
Reunião da equipe Lotus, de camisa azul Rindt sentado no 72, na porta do motor home Miles, e Chapman,
em pé Fittipaldi 

   No GP da Áustria, largou em 16° lugar, e chegou em 15°, a 5 voltas do vencedor, o belga Jacky Ickx da Ferrari.
Como foi a prova:

Emerson Fittipaldi no grid do GP da Áustria.
  E estas foram as 3 primeiras provas de Emerson Fittipaldi na Fórmula 1 a bordo da Gold Leaf Team Lotus 49C Ford Cosworth.
Na estréia em Brands Hatch.

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